O Centro de Estudos Musicais da Fundação Lia Maria Aguiar, o CEMFLIMA, foi criado em 2012 para atender aos jovens de baixa renda, de 6 a 21 anos, estudantes das escolas públicas de Campos do Jordão e suas adjacentes. O objetivo do projeto nasceu da vontade verdadeira em afastá-los de possíveis influências negativas inserindo-os em um contexto musical onde o trabalho em conjunto, os bons exemplos e as amizades construtivas são a base para um futuro sólido.

Integrante e grande força motivadora para criação do próprio Centro, a Banda Marcial Fundação Lia Maria Aguiar, a BAMFLIMA, começa a tocar seus primeiros acordes em 2008. Com incentivos, novos instrumentos e uniformes, o crescimento foi notório: hoje é uma banda marcial que conta com 70 participantes, todos com vontade de aprender e crescer ainda mais.

Com o foco em despertar os sentidos ao estabelecer contato com os instrumentos musicais, a metodologia dos cursos propõe apresentar o universo musical (instrumental, erudito e popular) em aulas teóricas e práticas para cada faixa etária. Com professores qualificados, as aulas são ministradas em salas altamente equipadas onde podem usufruir individualmente ou em grupo, com ou sem monitoramento, para, por exemplo, ensaios. Em termos estruturais, o prédio garante acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Mais que inclusão cultural e social o CEMFLIMA busca oferecer atividades de formação musical de qualidade, promovendo a difusão e valorização da cultura, o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens locais: o projeto possibilita a inscrição dos jovens participantes em concursos de diversos municípios do país, além de incentivar uma carreira profissional. Também, recebe alunos de todas as comunidades e participa ativamente dos eventos em Campos do Jordão e em suas proximidades, alinhado aos critérios culturais de incentivo ao turismo local.