Alunos da Fundação Lia Maria Aguiar abrilhantam 3º Concerto Infantojuvenil com apresentações instrumentais e de canto

A cidade de Campos de Jordão foi palco do 3º Concerto Infantojuvenil realizado pela Fundação Lia Maria Aguiar e por onde passaram os jovens talentos do Núcleo de Música da instituição, coordenado pelo Maestro Paulo Charão.

O evento, realizado nos dias 03, 04 e 05 de outubro, abriu o ‘Mês da Criança’ e a agenda cultural de fim de ano promovida pela instituição na cidade serrana recebendo na primeira noite os grupos de Musicalização que apresentaram canções instrumentais como “In The Jungle”, conhecida da animação “O Rei Leão”, e também o grupo de Coros, que deram interpretações inéditas a clássicas canções de grandes nomes como Milton Nascimento, Wilson Simonal e do homenageado Claudio Santoro – que dá nome ao local das apresentações e que completa 100 anos de seu nascimento e 30 de sua morte em 2019.

A programação contou ainda, nos outros dois dias, com a Banda Pop, o Grupo Canto, o Grupo dos Professores e a Orquestra Sinfônica Livre da FLMA, regida pela maestrina convidada Mônica Giardini, além da participação de cinco bandas: Camerata de Violões Preparatórios, Camerata de Violões Iniciante, Camerata de Cordas Friccionadas, Banda Sinfônica Infantil e Orquestra Infantojuvenil.

“Em 2008 a música foi uma das portas de entrada para a Fundação dar início ao sonho de transformar a realidade de Campos do Jordão. Hoje, vemos no palco muito mais do que o resultado do investimento em educação de qualidade e infraestrutura moderna, podemos sentir também os talentos lapidados de jovens que tiveram suas vidas transformadas através da arte. Apresentações como o 3º Concerto Infantojuvenil, nos inspiram e trazem a certeza de que estamos no caminho certo para a construção de um futuro melhor”, celebra a fundadora Lia Maria Aguiar.

Os músicos e cantores que se apresentaram durante o Concerto integram o programa de musicalização da FLMA, voltado para para crianças e jovens de baixa renda com idade entre 6 e 21 anos. Com o intuito de promover a socialização e gerar diferentes oportunidades, a instituição oferece gratuitamente o amparo educativo e cultural, através do ensino e da arte, na generosa missão de preparar cidadãos melhores para o mundo e o mercado de trabalho.

“As Apresentações do 3º concerto infantojuvenil, foram dentro das expectativas. Nossa maior preocupação durante os planejamentos de aulas e práticas instrumentais, era que direcionássemos os estudos de forma que o grau de dificuldade das músicas a serem apresentadas fossem compatíveis com o nível de cada grupo e dentro das possibilidades de execução. Além de que foi intensa a preparação e o período de ensaios dos grupos musicais. Outro fator positivo, foi a mobilização dos pais e responsáveis dos alunos, de forma a prestigiar e lotar o Auditório Claudio Santoro. Nossa expectativa para o próximo ano é continuar investindo na qualidade de ensino, não só teórico mas também nas práticas instrumentais, para que possamos ampliar nosso repertório e a qualidade dos espetáculos”, avalia o coordenador do Núcleo de Música, Paulo Charão.

Confira as imagens: