FLMA apresenta ballet “Baile dos Graduados” de David Lichine

Espetáculo é uma realização do Núcleo de Dança da instituição encenado ao som das canções compostas pelo compositor austríaco Johann Strauss II.

O Núcleo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar, que completa 10 anos em 2019, realiza no mês de outubro três únicas apresentações do ballet “Baile dos Graduados”, que faz parte das atividades do ano letivo do curso e integra a programação cultural da cidade de Campos do Jordão. Em cena, alunos e alunas da Fundação colocam em prática todo seu conhecimento e recriam a atmosfera da aristocracia de Viena, capital da Áustria, no ano de 1840, e levam ao palco do Auditório Claudio Santoro nos dias 11, 12 e 13, às 20h, o divertido espetáculo de dança do coreógrafo russo David Lichine, criado 100 anos depois para o Original Ballets Russes.

No enredo, as estudantes de uma escola feminina convidam cadetes-graduados para um baile celebrando a formatura dos jovens. Marcam presença no evento todas as meninas da instituição, entre elas a arteira Menina das Tranças, a Menina Romântica, as competidoras de ballet e a La Sylphid, que representa o sonho das que desejam se tornar bailarinas. 

Acompanhados pelo general, os meninos comparecem ao baile e se animam quando percebem que o militar está a galantear a diretora da escola, dando margem para o início de um alvoroço contagiante e até mesmo um encontro às escondidas, entre um cadete e uma aluna. Toda ação acontece ao som das melodias de Johann Strauss II, compositor austríaco de música ligeira, nascido em Viena e conhecido como o “rei da valsa”, somando na carreira mais de 500 composições.

“Para o espetáculo ‘Baile dos Graduados’ eu quis um ballet leve e engraçado para que os expectadores possam se deliciar. E também marcar a grande transição que estamos passando na escola, onde muitos alunos estão se formando e deixando o grupo e outros estão crescendo dentro do Núcleo. É o nascimento de uma nova geração”, explica Fabiana Nemeth, coordenadora do Núcleo de Dança.

Criado com o propósito de levar arte por meio da dança para crianças e jovens de Campos do Jordão, o Núcleo de Dança da Fundação se fortalece a cada ano como uma das principais pontes de acesso à cultura para crianças e jovens, especialmente em uma cidade onde o acesso se faz mais limitado. A oportunidade do aprendizado cria novas expectativas quanto ao futuro, ao mesmo tempo em que transforma o presente por meio de todo o estímulo cultural.

“Com o passar do tempo, o projeto foi aperfeiçoando a qualidade técnica e o conteúdo oferecido, contribuindo para que os alunos também tivessem uma esplêndida formação profissional. Complementando o crescimento artístico, os alunos do Núcleo de Dança desenvolvem diversas habilidades, entre elas a disciplina, a fraternidade, a responsabilidade. Enfim, tornam-se cidadãos plenos”, avalia Dona Lia Maria Aguiar sobre os alunos que se dedicam às aulas e abrilhantam o novo espetáculo.

O “Baile dos Graduados” tem direção da coordenadora do Núcleo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar, Fabiana Nemeth, em conjunto com Raphael Panta e Flavia Cassiano, acompanhados na produção por Fabrício Fonseca e pelo Coletivo Proscênio. 

SERVIÇO – Baile dos Graduados

Apresentações: 11, 12 e 13 de outubro, às 20h

Local: Auditório Claudio Santoro

Duração: 50 minutos

Ingressos: 10,00 e meia entrada (R$ 5,00)