Manual do Candidato 2018

A Fundação Lia Maria Aguiar torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo do Núcleo de Dança, Núcleo de Música e Núcleo de Teatro, para o ano letivo de 2018.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá:

  • Ter nascido entre 01/01/1997 e 30/06/2012, para o Núcleo de Dança;
  • Ter nascido entre 01/01/1997 e 31/03/2012, para o Núcleo de Música;
  • Ter nascido entre 01/01/2004 e 31/12/2010, para o Núcleo de Teatro;
  • Ser residente no município de Campos do Jordão;
  • Estar matriculado em escola pública ou privada (pelo menos 80% das vagas são destinadas a estudantes de escola pública);

Ter renda familiar per capita de no máximo 01 (um) salário mínimo*.

*Salário mínimo vigente no Estado de São Paulo: R$ 1.076,20

A inscrição implica reconhecimento e aceitação, por parte dos pais ou do responsável legal (em caso de guarda ou adoção), das condições totais previstas no Manual do Candidato.

Manual do Candidato – Fundação Lia Maria Aguiar

1 – A Fundação Lia Maria Aguiar

Inaugurada em 2008, a Fundação é um sonho que virou realidade. Muito além de implementar a educação, a instituição transforma a vida de crianças, jovens e muitas famílias de Campos do Jordão.

Tendo o serviço sociocultural como sua vertente principal, a Fundação oferece aulas de dança, música e teatro para centenas de crianças, que têm a oportunidade de desenvolver uma profissão e um lado cidadão, que através das lentes mágica da transformação social podem enxergar um futuro melhor e mais sólido.

Para alcançar tais objetivos, a Fundação atua com três projetos culturais divididos em três núcleos: Dança, Música e Teatro.

Todos os projetos mantidos pela Fundação Lia Maria Aguiar são gratuitos, sendo oferecidos ainda ao aluno: alimentação (dentro do período de aula), uniforme, material e instrumentos para aula e transporte.

2 – Informações gerais

O presente processo seletivo é destinado a jovens e crianças de ambos os sexos, moradores de Campos do Jordão, que estejam matriculados em escolas públicas ou privadas da cidade e que tenha renda familiar per capita de no máximo 01 (um) salário mínimo. Pelo menos 80% das vagas são destinadas a estudantes de escola pública.

Serão oferecidas 200 vagas, divididas entre os três núcleos.

A seleção será realizada por meio de audições, as quais contarão com exercícios elaborados e avaliados pela equipe de professores de cada núcleo, de acordo com nível de conhecimento e idade de cada candidato.

*A inscrição para o processo seletivo deverá ser feita pelo pai, mãe ou responsável legal do candidato, uma vez que essa pessoa arcará com as consequências, de modo irretratável, de todas as escolhas e indicações que fizer, bem como do preenchimento dos dados na Ficha de Inscrição.

*A matrícula nos núcleos somente será efetivada após a seleção realizada por meio das audições, aprovação no exame médico e na comprovação do perfil socioeconômico, mediante a entrega dos documentos comprobatórios.

O período escolhido para estudar na FLMA não poderá ser alterado no futuro. Em caso de aprovação, sua vaga será garantida exclusivamente para o período selecionado.

As aulas ministradas nos núcleos da instituição seguem uma grade de horários conforme o nível de conhecimento e a idade de cada aluno. Em caso de aprovação, o aluno só terá a matrícula validada se seguir toda a carga horária de sua turma, não sendo possível frequentar somente parte dos horários determinados.

Núcleo de Dança
Alunos Iniciantes e com pouca idade: 1 hora por dia, três vezes por semana;
Alunos Avançados e com mais idade: De 5 a 6 horas por dia, cinco vezes por semana.

Núcleo de Teatro
Turmas Infantil e Juvenil: 4 horas por dia, duas vezes por semana;
Turmas Avançadas: 5 horas por dia, cinco dias por semana.

Núcleo de Música
Alunos até de 7 anos: 2 horas por dia, duas vezes por semana;
Alunos entre 8 e 12 anos no primeiro ano do curso: 2 horas por dia, duas vezes por semana;
Alunos entre 8 e 12 anos do segundo ano do curso em diante: de 5 a 7 sete horas por dia, de duas a três vezes por semana;
Alunos com 13 anos ou mais: de 6 a 8 horas por dia, de 3 a 4 vezes por semana.

A renda familiar bruta mensal per capita será apurada de acordo com o seguinte procedimento:

  1. Calcula-se a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros do grupo familiar a que pertence o candidato, moradores da residência;
  2. Calcula-se a média mensal dos rendimentos brutos apurados e;
  3. Divide-se o valor apurado pelo número de membros do grupo familiar do candidato.

3 – Cronograma do processo

O presente processo seletivo constará das seguintes fases:

  • Inscrições: do dia 06 de novembro de 2017 ao dia 26 de novembro de 2017, no site www.flma.org.br/inscricao.
  • Análise das Inscrições: do dia 27 de novembro de 2017 ao dia 30 de novembro de 2017.
  • Audição Núcleo de Dança: dia 05 de dezembro de 2017, das 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:45 (verificar horário agendado ao final da inscrição).
  • Audição Núcleo de Música: dia 06 de dezembro de 2017, das 09:00 às 12:15 e das 14:00 às 18:15. Dia 07 de dezembro de 2017, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 (verificar horário agendado ao final da inscrição).
  • Audição Núcleo de Teatro: dia 04 de dezembro de 2017, das 14:00 às 18:00 (verificar horário agendado ao final da inscrição).
  • Resultado: no dia 11 de dezembro de 2017 a listagem com os pré-aprovados será divulgada no site www.flma.org.br e nas redes sociais da instituição.
  • Apresentação da Documentação: de 11 de dezembro a 15 de dezembro a documentação deverá ser apresentada no núcleo determinado.
  • Visita da Assistente Social: a partir de 16 de Dezembro.
  • Exame médico e matrícula: 15 de janeiro à 26 de janeiro.

4 – Inscrições

As inscrições devem ser feitas somente pelo site www.flma.org.br/inscricao entre os dias 06 de novembro de 2017 e 26 de novembro de 2017. O candidato deverá escolher o núcleo do qual quer concorrer a uma vaga e preencher o formulário com as informações solicitadas.

Na ficha de inscrição, os dados de identificação do candidato deverão ser cadastrados de acordo com os documentos e sem abreviações.

O período escolhido para frequentar as aulas na Fundação deverá ser contrário ao escolar. O mesmo, bem como todas as outras informações, não poderá ser a posteriormente alterado.

Os dados fornecidos sobre a escola, tais como horário, série e a unidade escolar deverão ser referentes ao ano de 2018.

Após preencher todos os campos do cadastro, os pais ou o responsável legal deverá confirmar a inscrição, no campo específico, para efeito de registro no banco de dados do sistema da instituição.

Ao final do cadastro será gerada uma ficha de confirmação da inscrição contendo todos os dados do candidato, o horário agendado para audição e o número de inscrição, que deverá ser guardado e apresentado juntamente com um documento no dia da audição.

*A inscrição implicará o conhecimento das presentes instruções e a aceitação tácita das condições do processo seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Manual e nas normas legais pertinentes.

*As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade dos pais ou do responsável legal, mesmo que estes deleguem essa responsabilidade a terceiros, dispondo a Fundação Lia Maria Aguiar do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher a ficha de forma correta ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos verificados em qualquer etapa do processo.

*Caso o candidato não tenha acesso a internet, poderá ser feita a inscrição juntamente com a secretária no núcleo escolhido.

5 – Audições

As audições irão acontecer no núcleo escolhido pelo candidato, no dia e horário apresentado na ficha de confirmação da inscrição.

O candidato deverá estar presente no respectivo Núcleo que se inscreveu para a audição com 15 minutos de antecedência ao horário informado ao final do processo de inscrição.
Núcleo de Música: Rua Brigadeiro Jordão, 257- Abernéssia
Núcleo de Dança: Rua Felício Raimundo, 338 –Jaguaribe
Núcleo de Teatro: Felício Raimundo, 800 –Jaguaribe

Para participar da audição, o candidato deverá apresentar o número de inscrição juntamente com um documento.

*Em caso de atraso, o candidato não poderá realizar a audição fora do horário agendado, sendo excluído, imediatamente, do processo seletivo.

*Para o candidato que for participar da audição do Núcleo de Dança fica indispensável o uso de roupas confortáveis. O candidato que já possuir sapatilhas de pontas é indicado leva-las para a audição.

* Para o candidato que for participar da audição do Núcleo de Teatro fica indispensável o uso de roupas confortáveis.

* O candidato deverá estar presente no respectivo Núcleo que se inscreveu para a audição com 15 minutos de antecedência ao horário informado no final do processo de inscrição. É importante frisar que o período informado é referente ao início e término das avaliações.

6 – Resultado

A listagem com o nome dos pré-aprovados será divulgada no dia 11 de dezembro de 2017 no site www.flma.org.br e nas redes sociais da instituição.

Entre o dia 11 de dezembro de 2017 e o dia 15 de dezembro de 2017, os pais ou responsável pelo candidato pré-aprovado deverá apresentar a documentação requerida no núcleo determinado.

Documentos necessários requeridos:

a) Certidão de Nascimento do candidato (cópia simples);
b) Carteira de Vacinação do candidato (cópia simples);
c) Cédula de Identidade (RG) do candidato, se possuir (cópia simples);
d) RG e CPF do pai e da mãe do candidato ou documento que contenha o número desses documentos (cópia simples);
e) Cópia simples de comprovante de residência recente (conta de telefone, luz, água, boleto bancário etc.);
f) Termo de Guarda ou de Adoção (no caso de filho adotivo) expedido pelo Poder Judiciário, em via original e uma cópia simples, bem como cópia simples do RG e do CPF do responsável legal indicado no Termo de Adoção;
g) Holerite ou outros documentos de comprovação de renda;

Deverão ser considerados, no ato da inscrição, como base para o cálculo da renda bruta mensal familiar, os vencimentos/comprovantes de renda do mês de outubro de 2017. Além disso, no ato da matrícula serão considerados para avaliação da renda, os três meses anteriores à matrícula, outubro, novembro e dezembro de 2017, ou documentos complementares a critério da FLMA, conforme instruções contidas neste Manual.

7 – Avaliação Social

A partir do dia 16 de dezembro de 2017 ocorrerão as avaliações sociais, quando cada candidato pré-aprovado na audição receberá em sua residência a visita de assistentes sociais que farão uma entrevista com a família.

8 – Exame médico e matrícula

No período de 15 de janeiro de 2018 a 26 de janeiro de 2018, acorrerão as matrículas e os exames médico.

O candidato só terá sua matricula efetuada após a aprovação na avaliação social e no exame de saúde.

*Não haverá uma lista da espera, porém no caso de ocorrer desistências até o início das aulas, ficará a critério da Fundação Lia Maria Aguiar gerar ou não gerar uma segunda lista de chamada.

9 – Disposições finais

A inscrição no processo seletivo implica a aceitação plena das normas estabelecidas neste Manual do Candidato.

A inscrição não garante a vaga, e a Fundação Lia Maria Aguiar reserva-se o direito de estabelecer os critérios para a efetivação da matrícula dos candidatos selecionados, bem como de alterar, a qualquer tempo, as condições do processo seletivo ora anunciadas.

A continuidade de estudos nos núcleos de Dança, Música e Teatro será assegurada para o aluno regularmente matriculado, que tenha sido aprovado e tenha apresentado conduta disciplinar satisfatória no ano anterior, de acordo com as normas constantes no regimento da instituição.

A Fundação Lia Maria Aguiar terá amplos poderes para orientação e controle de todas as fases deste Processo Seletivo, bem como para decidir quanto aos casos omissos, não previstos neste Manual do Candidato.