A Fundação Lia Maria Aguiar mantém duas mineradoras que garantem os subsídios para a existência da instituição, de seus projetos e de suas atividades de educação socioambiental. Além dessa finalidade, os negócios seguem os princípios de sustentabilidade das áreas onde estão situados.

Mineração Correa

logoMineracao2
Localizada em Campos do Jordão, a Mineração Correa foi adquirida em 2008 e passou por grandes transformações nas atividades operacionais. Hoje, emprega cerca de 90 pessoas, agregando impulso para o desenvolvimento local, e limita-se a desbravar apenas as reservas de minério e outras possibilidades de exploração sustentável (como turismo ecológico, energia hidrelétrica e produção de água mineral).

Mineração Ouro Novo (EMON)

logoEMON2
Em 2008, a FLMA adquiriu a Emon, localizada no município mineiro de Caldas. Com o mesmo propósito de desenvolvimento local e de independência da Fundação, a EMON estabelece a inclusão social da população do entorno, da mesma maneira que ocorre com o Ambulatório Médico-Odontológico construído na Mineração Corrêa, em Campos do Jordão/SP. Entre essas ações, estão a oferta de emprego, a implantação de serviço de atendimento ambulatorial aos funcionários e moradores da vizinhança da Emon.