2019 FOI UM SHOW

O ano de 2019 está terminando e a Fundação Lia Maria Aguiar não poderia estar mais feliz, encerrando o ano com chave de ouro. O espetáculo ‘Além do Ar – Um Musical Inspirado em Santos Dumont’, apresentado entre novembro e dezembro em Campos do Jordão, com vendas de ingressos esgotadas, entrou para a lista de destaques do segundo semestre de 2019 do portal Observatório do Teatro, deixando a Fundação com a certeza de que vale a pena descobrir e investir em novos talentos.

Por isso, no mês de fevereiro os núcleos de dança, teatro e música da Fundação Lia Maria Aguiar começaram seu ano letivo, quando os alunos veteranos, juntamente com coordenadores, professores e colaboradores, receberam os novos estudantes. 

O ‘Encontro da Cidadania’ foi a atração do mês do maio, realizado em único dia no Auditório Claudio Santoro, o ciclo de palestras contou com a presença de Sidnei Oliveira, Deltan Dallagnol e Luiz Felipe Pondé.

Ainda no mês de maio, foi iniciada uma série de apresentações do Núcleo de Música na Concha Acústica de Campos do Jordão. Sob a regência da renomada Maestrina Mônica Giardini, a Orquestra Livre Infantojuvenil abriu oficialmente a Temporada de Música 2019 da Fundação Lia Maria Aguiar.

Em junho foi a vez da Festa Junina, que reuniu alunos, familiares e colaboradores para se divertirem com danças, bandas sertanejas, brincadeiras, comidas típicas e muita animação. Os Núcleos de Dança, de Música e de Teatro fizeram suas apresentações especiais, o que animou ainda mais a festa.

Durante o mês de julho, no 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Fundação, representada pelo Coro Infantojuvenil do Núcleo de Música teve a honra de se apresentar no Palácio Boa Vista, berço do festival. Ainda neste mês a instituição apoiou o ‘Inverno na Praça’, evento realizado na Praça do Artesão, em Santo Antônio do Pinhal, com shows dos Núcleos de Teatro, de Dança e de Música.

Já em agosto, o Quarteto Serioso se apresentou na cidade de Campos do Jordão à convite da FLMA. Além do concerto na Concha Acústica, o conjunto ofereceu ainda um workshop aos alunos de cordas friccionadas da instituição.

Aproveitando o mês das crianças e iniciando a sua programação de fim de ano, a instituição realizou a terceira edição do Concerto Infantojuvenil, quando os jovens talentos que compõem o Núcleo de Música, coordenado pelo maestro Paulo Charão, se apresentaram nas modalidades Banda Sinfônica, Cameratas, Cordas, Coro, Orquestra entre outras no histórico palco do Auditório Cláudio Santoro.

Ainda em outubro, o Núcleo de Dança fez três apresentações do clássico espetáculo de ballet “Baile dos Graduados”, do coreógrafo russo David Lichine, encenado ao som de canções do compositor austríaco Johann Strauss II. Foi um espetáculo leve e gracioso.

Para que mais crianças e jovens possam se aperfeiçoar e crescer, também em outubro foi aberto o Processo Seletivo para 2020.

No final do mês e comecinho de novembro, a FLMA promoveu o Festival de Música com quatro dias de programação cultural em Campos do Jordão e em Santo Antonio do Pinhal. Com shows que agitaram o público das duas cidades, o Festival teve, entre outros, a participação de Preta Gil, Roberta Campos, que dividiu os vocais com a aluna Flávia Beatriz Alves da Costa, da cantora Tiê, que se apresentou com a aluna Juliana Ferreira, Zélia Duncan, que também contou com a participação dos alunos do Núcleo de Teatro e da Banda Sinfônica Municipal de Sibaté, da Colômbia, regida pelo Maestro colombiano Diego Armando Vasquez Rivera.

Também no mês de novembro, o feriado da Proclamação da República foi ainda mais especial para quem estava em Campos do Jordão. O charmoso bairro do Capivari e sua praça se transformaram num verdadeiro museu a céu aberto. O 2º Encontro de Carros Antigos expôs 52 carros do acervo da Fundação, que vão fazer parte do futuro Museu&Escola. Uma verdadeira aula de história para os mais de 20 mil visitantes que prestigiaram o evento. Além disso, o público ainda se divertiu com os shows do Elvis Cover, Abba Majestä e Serial Funkers.

E no mesmo fim de semana, chegou a época que as crianças mais esperam, a abertura do ‘Natal dos Sonhos’, que deu cor e luz à Praça do Gazebo, na Abernéssia, onde as crianças podem brincar e se encantar.

A Sra. Lia Maria Aguiar e o Papai Noel participaram do evento, que ainda teve a apresentação do coral das crianças e jovens do Núcleo de Música. A decoração especial que enfeita o Portal da Cidade e também a Praça do Capivari ficará exposta até o dia 05 de janeiro.

E como a Fundação não pára, um pouco antes da estreia do espetáculo Além do Ar – Um Musical Inspirado em Santos Dumont, em novembro,a instituição mobilizou escolas municipais de Campos do Jordão com um concurso cultural sobre o pai da aviação, em que os alunos juntamente com os professores tinham que construir protótipos do famoso 14-BIS. Ao fim, os modelos foram ficaram expostos no foyer do Auditório Claudio e três deles foram premiados com benfeitorias para as escolas.

Em dezembro, a Fundação Lia Maria Aguiar deu continuidade a programação do ‘Natal dos Sonhos’, com apresentações musicais e diversos ambientes instagramáveis nos principais pontos da cidade, para garantir as melhores fotos na data mais mágica do ano. Além das atividades culturais, a instituição encerrou o ano de 2019 organizando mais uma edição da ‘Corrida Iluminada de Natal’, realizada no dia 21 de dezembro, que além da corrida tradicional teve ainda a participação de pets e também das crianças, que indo muito além da diversão puderam desfrutar de muita saúde e bem-estar.