Núcleo da Dança abre programação natalina da Campos do Jordão com ballet “O Quebra-Nozes”

O espetáculo foi encenado presencialmente na Concha Acústica entre os dias 26 e 28 de novembro, com ingressos gratuitos.

Foto: Renan Livi/BolhaSet – Acervo FLMA

No dia 26 de novembro, a Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) deu início a sua programação de espetáculos culturais do Natal 2021 em Campos do Jordão, e quem abriu a agenda de espetáculos de final de ano foi o Núcleo de Dança, com um clássico natalino: o ballet “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky. A obra é inspirada no conto do escritor alemão E. T. A. Hoffmann e abrilhanta os palcos desde 1892, quando fez sua estreia em São Petersburgo, capital da Rússia Imperial.

As apresentações, que enriquecem a programação temática e encatarram o público, aconteceram presencialmente nos dias 26, 27 e 28 de novembro, na Concha Acústica da Praça do Capivari, a partir das 19h30. Para assistir o espetáculo no local, era obrigatório usar máscara e levar o comprovante de vacinação.

O espetáculo é uma forma dos alunos colocarem em prática o aprendizado que recebem ao ingressar na Fundação e de mostrar para o público, seus talentos lapidados. Porém, em 2021, o espetáculo, que ganha uma versão “suite” em praça pública e uma versão estendida no on-line, com a participação dos bailarinos convidados Douglas Nossa, Junior Silva e Welton Nascimbene, tem novo sabor, de superação pós-pandemia, tanto para os alunos, quanto para os dedicados docentes da organização sem fins lucrativos.

“Essa apresentação foi um sopro de esperança, porque as crianças se animaram, voltaram a ter um motivo. A cereja do bolo é estar no palco com o figurino vivendo esse conto de fadas que é o Quebra-Nozes. Esse espetáculo dá muita margem para trabalhar a magia em cena, surpreendendo não apenas a plateia. Essa produção não é apenas para o público, mas principalmente para os alunos do Núcleo de Dança”, celebra Fabiana Nemeth, Coordenadora do Núcleo de Dança da FLMA.

Fotos: Renan Livi/BolhaSet – Acervo FLMA

Participação especial presencial:

Para o ciclo de apresentações presenciais, que destacaram os pontos altos de “O Quebra-Nozes”, o público pôde ver de perto, além dos alunos, a performance de Douglas Nossa, formado pela Lamondance, RNB Arts and Dance e Goh Ballet em Vancouver no Canadá. Com vasta experiência na Dança, Douglas já integrou a Companhia Brasileira de Danças Clássicas e Especial Academia de Ballet sob a direção de Guivale de Almeida, período em que participou da apresentação de diversas obras brasileiras e estrangeiras no país. O bailarino também acumula vivência internacional, em Barcelona, onde foi convidado para a primeira temporada do BCN City Ballet da cidade na Espanha.

Já na Argentina, o artista integrou a companhia do Teatro Argentino de LA Plata, além de ter sido selecionado para fazer parte da Compañia de Danza Argentina, sob a direção de Oscar Araiz. Mais recentemente, em 2019, Douglas também participou da temporada do balé Coppellia junto ao Cleveland Ballet e se apresentou no Gala Anual da Peridance, ambos nos Estados Unidos. Neste fim de ano, o artista se une aos pequenos talentos da Fundação Lia Maria durante os três dias de recital em Campos do Jordão.

O Quebra-Nozes, o filme

Esta apresentação de “O Quebra-Nozes” também foi disponibilizada digitalmente no canal do YouTube da instituição como forma de conectar o presencial e o digital na programação cultural de Natal, democratizando o acesso à cultura e ao conteúdo produzido.

Além da Dança, outros núcleos artísticos da Fundação – Música e Teatro – também preparam espetáculos culturais e recitais que serão apresentados até o dia 19 de dezembro, em Campos do Jordão, e que poderão ser acompanhados ao vivo. Todos os alunos e profissionais envolvidos na produção passam por testes de Covid-19 prévios por prevenção.