FLMA apresenta relatório sobre a doação de exames PCR para Campos do Jordão

Iniciativa de doação de exames PCR contribui para o controle da pandemia na cidade e segue ativa nos pontos de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Há pouco mais de um mês, a Fundação Lia Maria Aguiar vem propiciando melhores condições no combate à Covid-19 para Campos do Jordão. Em uma ação social de suporte à Secretaria de Saúde do Município e através da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio-Libanês, a instituição doou para a Prefeitura da cidade centenas de testes RT-PCR, a serem aplicados ao longo de quatro meses. Até o momento mais de 200 moradores foram testados a partir da ação de doação dos exames, garantindo um maior controle da doença viral entre seus 51 mil habitantes.

De acordo com o último boletim oficial, divulgado pelo site da Prefeitura em 08 de julho, 205 casos da infecção já foram confirmados, sendo 171 deles diagnosticados nos últimos 37 dias, período em que a ação promovida pela Fundação vem sendo executada, com coletas realizadas duas vezes por semana nos pontos de Estratégia Saúde da Família (ESF).

A cidade, que no início da pandemia do novo Coronavírus tinha um déficit no acesso ao resultados dos exames de PCR – um dos métodos considerados mais eficazes para diagnosticar o vírus de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) -, pode agora trabalhar de forma ágil com números mais verossímeis através da disponibilização de resultados em até 48 horas.

A iniciativa da Fundação Lia Maria Aguiar, comprometida de forma social e cultural com a população há mais de 10 anos, age diretamente no gráfico da cidade jordanense, uma vez que a ampliação da testagem permite que pessoas submetidas ao exame por apresentarem sintomas como febre, tosse e limitações respiratórias, que resultem um diagnóstico positivo, iniciem imediatamente seus tratamentos, impedindo uma maior propagação da contaminação.

A ação positiva reflete ainda no processo de flexibilização da quarentena na cidade, que, embora cheia de atrativos, apresenta um cenário de carência e falta de estrutura em diversos setores, se fazendo totalmente dependente do turismo, especialmente nesta época do ano. Os testes, em conjunto com as medidas preventivas e o isolamento social, recomendado mundialmente pela OMS, permitem que a cidade inicie um cuidadoso processo de retomada em melhores condições de segurança.