Carros do passado ensinando gerações futuras

Cenário que tem grande importância na evolução da humanidade, o automobilismo representa a inteligência do homem aplicada a uma invenção, que, ao longo do tempo, foi se desenvolvendo e contribuindo para o progresso da sociedade como um todo.

Assim, com o propósito de gerar conhecimento através do legado automobilístico, a Fundação Lia Maria Aguiar contribui, desde 2018, para a criação de novas oportunidades e do fomento à cultura por meio da história sobre quatro rodas.

Atualmente, a indústria automotiva representa uma parcela considerável da economia, na geração de emprego e de renda

O Museu do Automóvel Fundação Lia Maria Aguiar, além de abrigar um extenso acervo do antigomobilismo, também pretende gerar conhecimento através de cursos de capacitação para os jovens jordanenses, que aprenderão a técnica de restauração de autos antigos.

História

Com a intenção de propagar a cultura do país e do mundo, Dona Lia Maria Aguiar adquiriu a extensa coleção de autos antigos de Og Pozzoli. Economista por formação, Og é conhecido como um dos maiores colecionadores de carros do mundo.

Apaixonado por história, descobriu nos carros um motivo para contá-la e dedicou cerca de 50 anos de sua vida na montagem de uma incrível coleção de carros antigos, que além da impecável mecânica carregam também importantes acontecimentos.

Pela importância e a primorosa conservação de seu acervo, diversas propostas foram oferecidas a Og ainda em vida, mas todas negadas. O empresário tinha o desejo de passar a coleção para alguém que preservasse e ainda o utilizasse como forma de propagação da história e cultura do país e do mundo.

E com a intenção de seguir os princípios deixados por Pozzoli, Dona Lia adquiriu, então, a extensa coleção de autos antigos. Uma oportunidade única de contribuição para o patrimônio nacional, a coleção será unificada em um museu, onde moradores e visitantes poderão apreciar e conhecer o grande acervo de veículos, que transportaram diversas autoridades e personalidades do século XX.

O projeto inclui também o desenvolvimento educacional dos jovens de Campos do Jordão e a preservação do patrimônio, por meio de cursos que formarão mecânicos, restauradores e monitores. Com a realização de sonhos sendo a principal motivação da FLMA, a criação de novos projetos como esse são metas que visam contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e cada vez mais próxima do conhecimento.

Icone Ambiente e Estrutura

Acervo & Estrutura

O Museu do Automóvel Fundação Lia Maria Aguiar contará com centenas de carros do acervo de Og Pozzoli, entre modelos como o Lincoln K Willoughtby Touring 1938 e outras raridades, como o norte-americano Moon 1918, tipo 6-45 Piton. Além da exposição dos veículos históricos, os ambientes do Museu também abrirão para temporadas de exibição de outros colecionadores, com o intuito de propagar a cultura que envolve os automóveis.

Escola

O viés educacional do projeto será voltado para a capacitação de jovens no universo da restauração de automóveis antigos, inicialmente por meio de cursos livres de aprendizado e ensino profissionalizante, contemplando diversas áreas relacionadas à cultura do automóvel, – bem como acontece com os núcleos de DançaMúsica, e Teatro, da instituição.

A formação para mecânicos, restauradores e monitores pretende colaborar com o turismo e a oferta de empregos na região.

Encontro de Carros

O Encontro de Carros Antigos é um evento que reúne moradores, visitantes e fãs do automobilismo na Praça do Capivari, em Campos do Jordão, com modelos de carros raros, entre antigos e especiais, que vão dos clássicos aos esportivos.

A mostra reúne centenas de modelos que pertenceram a Og Pozzoli, e que desde 2018 estão sob os cuidados da instituição. O evento faz parte da programação cultural de fim de ano realizada pela FLMA e também conta com uma agenda musical com atrações especiais e shows exclusivos.

Mais sobre o Museu e Encontro de Carros Antigos