Um sonho sobre quatro rodas

O Museu do Automóvel Fundação Lia Maria Aguiar está localizado no Alto da Boa Vista, bairro nobre de Campos do Jordão. Contará com centenas de carros do acervo de Og Pozzoli, que carregam uma extensa bagagem de informação, por participarem de importantes acontecimentos históricos no Brasil.

Carros como o Lincoln K Willoughtby Touring 1938, que desfilou na Avenida Atlântida, no Rio de Janeiro, com a capota abaixada para que a Rainha Elizabeth II fosse vista em seu interior, e outras raridades, como o modelo norte-americano Moon 1918, tipo 6-45 Piton, de Washington Luiz, que se tornaria presidente do Brasil de 1926 a 1930.

Além de um acervo surpreendente, o Museu também abrirá para temporadas de exibição de outros colecionadores, com o intuito de propagar a cultura que envolve os automóveis. Também irá incluir atividades culturais que podem ser realizadas pelo Museu, de forma que esta programação contribua para o desenvolvimento social e econômico da comunidade de Campos do Jordão.

Atualmente, a edificação que abrigará o Museu e seus anexos – que sediarão o Restaurante, Loja e Escola de Restauro – estão em estágio avançado de construção. Considerando esse avanço das obras e também do desenvolvimento dos programas, a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2022.

Gestão & Desenvolvimento

Para realizar esse grandioso projeto, a Fundação Lia Maria Aguiar conta com a parceria da renomada empresa em museus, a especialista Expomus, que possui mais de 40 anos no mercado.

Juntos, vem sendo desenvolvido o Diagnóstico Institucional que definirá o Plano Museológico, essencial para delinear os programas do Museu, assim como suas diretrizes de funcionamento.

Hoje, também está em curso uma série de atividades de pesquisa, de desenvolvimento museológico e de projetos complementares e museográficos. Mesmo em fase de elaboração, os dados preliminares dessas pesquisas já apresentam caminhos relevantes sobre a contribuição do Museu para a sociedade, objetivos institucionais e direcionamentos de atuação.

Eixo narrativo

O Museu contará a história do automóvel na sociedade, dos pontos de vista cultural, sociológico, histórico, estruturados a partir de acontecimentos da história do Brasil e do mundo em décadas.

Fatos ligados à história de Campos do Jordão também estarão presentes, de maneira que a comunidade local esteja representada pela exposição de longa duração do Museu.

Com a preocupação de se engajar com a população, acreditamos que o Museu pode ampliar seu alcance para um público mais diverso, composto por estudantes, turistas, famílias, jovens, moradores da região e interessados por cultura de maneira geral.

Além do acervo, o Museu vai contar com exposições, programa de pesquisa e fomentar a educação e a inclusão social, tanto através de atividades que partem da visitação, quanto pela Escola de Restauro.

Mais sobre o Museu e Encontro de Carros Antigos