Sobre

Com os projetos socioculturais se desenvolvendo gradativamente, a Fundação Lia Maria Aguiar viu uma oportunidade incrível para que os alunos pudessem elevar ainda mais o aprendizado ao mostrar a evolução do trabalho em apresentações ao público.

Estruturando a iniciativa que estava por vir, a organização da instituição viu uma oportunidade incrível de transformar essas exposições em algo maior e aproximar as crianças e jovens participantes dos Núcleos de referências no mundo da arte, assim nasceu o Festival de Música Fundação Lia Maria Aguiar.

Desde 2010 o evento passou a fazer parte do calendário anual de Campos do Jordão, que já era reconhecida como sede do “Festival Internacional de Inverno” e ganhou mais um motivo para ser palco da boa música.

Com uma programação variada e de qualidade, que agrada a vários públicos, inclusive os amantes das composições eruditas, a atração já contou com várias edições que proporcionaram momentos de entretenimento à população e aos turistas, sendo capaz de aproximar a comunidade de artistas internacionais e diferentes gêneros musicais.

No desenvolvimento dos alunos, o evento proporciona essa interação com os instrumentistas e artistas profissionais, propiciando a evolução dos participantes dos núcleos socioculturais, além de despertar o interesse musical em outras crianças e adolescentes da cidade.

O Festival de Música é capaz de aproximar a comunidade de artistas internacionais em diferentes gêneros, oferecendo magia e encanto a todos

Em sua primeira edição, o Festival de Música Fundação Lia Maria Aguiar contou com apresentações em Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. Foram 3 dias de evento, de 6 a 9 de setembro de 2010, que se tornaram memoráveis para o público pela oportunidade inédita de apreciar de perto artistas nacionais e internacionais, reconhecidos como grandes nomes da música clássica e popular. Entre os destaques estava King David Quartet e a Orquestra Cantilena Ensemble.

No segundo ano, o Festival de Música contou com a temática “Jazz Sem Fronteira” e aconteceu de 15 a 18 de novembro de 2011. O Auditório Claudio Santoro e a Igreja de Santa Teresinha em Campos do Jordão foram abrilhantados com apresentações dessa edição, assim como a Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí. Os artistas que marcaram essa edição foram o Jeremy Davenport, o quinteto argentino La Camorra e o famoso violinista Yamandu Costa.

Em 2012, o Festival levou um grande incentivo sustentável para as crianças dos projetos socioculturais da FLMA, que participaram de workshops sobre brinquedos recicláveis e levaram sementes de árvores nativas da região para plantar em casa. Além disso a programação do evento emocionou a plateia, que pôde viver momentos especiais no Convention Center, na Vila Capivari, durante o feriado de 15 de novembro de 2012. Foi a primeira edição do Festival de Música que contou com oficinas e workshops agregando ainda mais conhecimento às apresentações musicais, que foram marcadas pelo Fort Worth Jazz Orchestra e o encantador show de Zizi Possi, trazendo uma mistura de ritmos que uniu pais e filhos num ambiente agradável e educativo.

Sempre trazendo excelentes atrações musicais à cidade, a edição de 2013 do Festival de Música passou a contar com apresentações na Concha Acústica na Praça do Capivari. Como forma de fomentar o turismo fora de época na região e estimular a formação de futuros artistas, promovendo também a inclusão social. Essa edição ficou marcada pelos shows de Ellen Oléria, Tania Mara e Toquinho.

Em sua 5ª edição, o Festival de Música 2014 contou com uma programação extensa de apresentações, que agitaram a Concha Acústica do Capivari em uma festa muito animada, como os shows de Sandra de Sá, Adriana Calcanhoto e O Teatro Mágico.

Ao lado de grandes nomes da música brasileira como Tiago Abravanel, Lenine e Família Lima, os alunos da Fundação puderam aprender e mostrar os talentos desenvolvidos dentro do Núcleo na edição de 2018 do Festival de Música, levando a música ao coração e à alma da plateia composta pelo público local e visitantes.

Já em 2019, o Festival de Música Fundação Lia Maria Aguiar aconteceu de forma simultânea em Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal com apresentações pagas e gratuitas que reuniram grandes artistas como Preta Gil, Tiê e Zélia Duncan.