QUEM SOMOS

Partindo da premissa de que a arte transforma vidas e a solidariedade age como uma poderosa mola propulsora na humanidade, a Fundação Lia Maria Aguiar, criada em 2008 pela empresária Lia Maria Aguiar, se apoiou em pilares fundamentais para construir bases sólidas na evolução do caráter cidadão.

Instituída de forma independente e sem fins lucrativos, foi acreditando na cultura que ela encontrou maneiras de contribuir também para a educação, meio ambiente e inclusão social, estendendo a mão para mais de 700 crianças e jovens de baixa renda de Campos do Jordão, onde atua de forma compromissada em diferentes áreas e auxilia centenas de famílias.

NOSSA HISTÓRIA

A Fundação Lia Maria Aguiar nasceu com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa e repleta de oportunidades.

Movida pelo forte desejo de fazer o bem, é no ato de estender sua mão ao próximo que a empresária paulistana Lia Maria Aguiar se sente verdadeiramente feliz. Para além da ideia de oferecer oportunidades para crianças e jovens de baixa renda de Campos do Jordão, cidade em que reside desde 2005 e onde se encontra a Fundação, é na possibilidade de dar ao outro a chance do sonho e da realização que mora a genuína essência de sua instituição.

Encantada pela região da Serra da Mantiqueira e sensibilizada com algumas necessidades locais, a sempre engajada Lia Maria Aguiar tinha 70 anos quando sentiu no coração o desejo de iniciar ali um novo trabalho social e que fosse destinado especialmente a crianças. Conviver com elas sempre trouxe para sua história, repleta de lutas e glórias, uma sobrevida, e certa de que as crianças representavam a esperança do amanhã, decidiu ali dar início a sua própria corrente do bem, ajudando pessoas tal qual por vezes foi ajudada também.
Sem medir esforços, a Fundação Lia Maria Aguiar deu os primeiros passos da sua trajetória em agosto de 2008. Instituída de forma independente e sem fins lucrativos, a iniciativa cresce há 15 anos ao prezar por pilares fundamentais para um mundo melhor: educação, cultura, meio ambiente e inclusão social; e vem presenteando a população jordanense com projetos socioculturais e motivacionais desenvolvidos através da arte, considerada por Lia Maria Aguiar um poderoso fator transformador para uma sociedade que almeja condições mais igualitárias.

Grande apreciadora da pluralidade artística e de toda a magia que ela proporciona, a empresária se sentiu inspirada e motivada a desenvolver as primeiras ideias, criando parcerias com o Município para poder prestar o seu auxílio dentro da Secretaria Municipal de Educação, e dando origem assim aos Núcleos de ensino de Música, Dança e Teatro, que se tornaram parte significativa de seu propósito e realização.

Atendendo cerca de 700 alunos com idade entre 6 e 21 anos, a Fundação oferece uma didática diferenciada e é responsável pela realização de eventos culturais e sociais na cidade em benefício de toda a população. Presença constante nas plateias e na vida de todos os seus acolhidos, Lia Maria Aguiar segue firme aplaudindo a arte, auxiliando famílias e encorajando todo tipo de iniciativa em prol da evolução do caráter cidadão, digna de ser reconhecida como grande referência humanitária e fonte de inspiração.

Seu mais recente feito é o Núcleo de Saúde, unidade que tem parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e vem trazendo desde 2022 mais qualidade de vida para a população. O projeto lança um olhar cuidadoso ao município, complementando os serviços oferecidos no sistema municipal com dezenas de especialidades, entre consultas e exames. 

O Núcleo de Saúde conta com um serviço inédito de hemodiálise, destinada a todos os munícipes. Anteriormente, os pacientes renais de Campos do Jordão precisavam se deslocar até cidades vizinhas para realizar o tratamento, que é desgastante e delicado. O serviço realizado pela FLMA ameniza esse processo e traz mais qualidade de vida a essas pessoas.

Este é mais grande sonho de Lia Maria Aguiar que se tornou realidade e vem transformando a história de Campos do Jordão com amor, responsabilidade e muita dedicação de toda sua equipe.

Linha do tempo

2008
NASCE UM SONHO

Com o desejo de transformar a dura realidade de uma região do município, a Fundação adotou a Banda Marcial Octávio da Matta (BAMOM), fundada em 2001, por dois moradores da Vila Santo Antônio, em Campos do Jordão. Nesse ano, também realizou o primeiro Natal dos Sonhos, se envolvendo ainda mais com a comunidade e unindo pessoas de diferentes classes sociais em uma única festa.

2009
UM ABRAÇO NA COMUNIDADE

A BAMOM passou a ser oficialmente a Banda Marcial Fundação Lia Maria Aguiar (BAMFLIMA). Outro segmento da arte se juntou aos projetos socioculturais: o Grupo de Dança foi formado para oferecer aulas de ballet, jazz e dança livre para as crianças e os jovens jordanenses. O Natal dos Sonhos contou com o animado show de Cesar Menotti e Fabiano. Criação do evento “Fórum Rumos da Cidadania”.

2010
MAIS ARTE E CULTURA

Nasce a Oficina de Teatro, agregando diversidade ao Grupo de Dança, que nesse ano também conquistou bolsas de estudo para seus integrantes para o Festival Youth America Grand Prix, em Nova York. O Festival de Música passa a fazer parte do calendário municipal, complementando a agenda cultural do município, onde a BAMFLIMA pôde mostrar o talento musical dos alunos.

2011
PROFISSIONALIZAR É PRECISO

Reformulação do espetáculo “Um conto de Natal”, que levou mais dinâmica ao enredo e contou com a participação de atores profissionais. A estrutura também evoluiu, com cenário pensado para o musical e trilha sonora executada ao vivo. Reformulação do “Fórum Rumos da Cidadania” para “Encontro da Cidadania” com diversos palestrantes. Idealização do Centro de Estudos Musicais Lia Maria Aguiar (CEMFLIMA).

2012
ESPETÁCULOS QUE ENCANTAM

“A Princesinha” consagra os espetáculos de fim de ano da Fundação e faz grande sucesso com temporadas em São Paulo, confirmando a assertividade do ensino e resultando na idealização do Grupo de Teatro Musical e do Ballet Jovem. Inauguração do CEMFLIMA com infraestrutura de qualidade e conteúdos completos.

2013
RECONHECIMENTO E FUTURO

O Grupo de Dança fez a remontagem da peça “O Quebra Nozes”. Prêmio Arte e Qualidade Brasil 2012, elege “A Princesinha” como o melhor espetáculo infantil nacional, em SP. Retomada do Natal dos Sonhos com uma rica programação, como a Corrida Iluminada. O Grupo de Teatro apresentou “Uma Luz Cor de Luar”, com um elenco composto por mais de 90 crianças. Realização do Festival de Música, pela primeira vez as crianças da FLMA tiveram contato com artistas profissionais no palco.

2014
UM PALCO DE OPORTUNIDADES

Reformulação da metodologia e grade curricular do Grupo de Dança, que nesse ano apresentou a peça “Dom Quixote”. Formação de sete grupos artísticos estáveis no CEMFLIMA: Camerata Clássica, Camerata de Violões, Banda de Percussão, Banda Musical de Marcha e Concerto, Color Dance, Corpo Coreográfico e Orquestra Jovem. O Festival de Música proporcionou aos alunos o contato com grandes artistas, como Sandra de Sá, O Teatro Mágico e Adriana Calcanhoto.

2015
DESBRAVANDO CAMINHOS

A técnica apresentada pelo Grupo de Dança levou dois alunos a participarem do Festival de Dança Tamzolymp, em Berlim, na Alemanha. O Grupo de Teatro superou as expectativas na montagem do espetáculo “O Show II” com pequenas produções teatrais no modelo de apresentação dos clássicos da Broadway. FLMA realiza campanha com forte apoio de artistas renomados.

2016
TEMPORADA DE SONHOS

FLMA tem o reconhecimento da mídia com o sucesso do musical “Uma Luz Cor de Luar”, que levou o Grupo de Teatro para uma nova temporada no Teatro das Artes, em São Paulo. Apresentação de dois belíssimos espetáculos do Grupo de Dança, “Coppélia” e “Os Saltimbancos”. O CEMFLIMA passou por uma reestruturação dando origem ao Núcleo de Música. Fundação recebe homenagem do 4º Prêmio Bibi Ferreira com a Medalha Arthur Azevedo pelo trabalho realizado desde 2008.

2017
A CONSOLIDAÇÃO DOS NÚCLEOS CULTURAIS

A área onde será construído o Ambulatório do Núcleo de Saúde foi adquirida. Ocorreu a separação dos programas, dando origem aos Núcleos de Dança e Teatro. O Núcleo de Dança apresentou “Alice no País das Maravilhas”, inovando ao unir tecnologia e cenas reais. Também recebeu o prêmio de Melhor Escola no Festival Criarte da SPA Produções. A aluna Maria Tereza Prezoto, do Núcleo de Teatro, participou do reality The Voice Brasil Kids, da TV Globo.

2018
FLMA 10 ANOS

O 10º ano da FLMA foi marcado por grandes momentos, como o aniversário de 80 anos da presidente e fundadora Sra. Lia Maria Aguiar. Houve a criação do evento “Papo-Cabeça” que reuniu mais de 600 jovens no ciclo de palestras. O Núcleo de Dança foi premiado no Festival Bravos de Dança e no III Prêmio Criarte SP. A FLMA formou sua primeira turma de alunos e também realizou o Primeiro Encontro de Natal de Carros Antigos. Em 2018, ainda deu início às obras do futuro Museu do Automóvel.

2019
UM ANO DE CONQUISTAS

O  “Encontro da Cidadania” foi mais uma vez marcado por grandes palestras. O Festival de Música embalou moradores e visitantes com shows em Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal e interação de alunos e artistas. Superprodução “Além do Ar” levou mais de 3500 pessoas à plateia e teve o reconhecimento de diversos críticos da mídia. A FLMA realizou o “II Encontro de Carros Antigos” com mais de 50 veículos e shows. A FLMA firmou parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

2020
COM RESILIÊNCIA, VENCEMOS

Museu do Automóvel Fundação Lia Maria Aguiar recebe McLaren Senna GTR para o seu acervo. Devido à pandemia de Covid-19, a instituição adapta o formato de suas aulas para o ambiente virtual. Colaboradores e alunos têm capacitação com IRSSL para implementação dos protocolos sanitários. FLMA doa mais de 3 mil cestas básicas às famílias dos alunos atendidos, além de testes RT-PCR à cidade, em parceria com o lRSSL. O Natal dos Sonhos incentivou a solidariedade entre alunos e comunidade, com doação de cestas natalinas.

2021
A ESPERANÇA NO AMANHÃ

Em função da pandemia, as aulas presenciais ganharam um rígido protocolo de segurança, desenvolvido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. O ambiente virtual para as aulas on-line foi aprimorado, com conteúdos gravados exclusivamente para o novo formato. A Fundação seguiu investindo na educação e no cuidado com os alunos atendidos, e doou tablets a todos eles, com internet disponível para acesso às atividades da Fundação e da escola regular.

2022
A REALIZAÇÃO DO NÚCLEO DE SAÚDE

A FLMA completou 14 anos. O Núcleo de Saúde foi inaugurado, em parceria com IRSSL, com atendimento ao público prioritário 1. No 2º semestre, abertura de vagas para a população geral e serviço de hemodiálise. Volta às aulas presenciais, dos eventos Encontro da Cidadania, Papo-Cabeça, Festa Junina, ações solidárias de Páscoa e de Natal. Os núcleos culturais conquistaram prêmios e participações em programas de TV e concursos internacionais. Os espetáculos de Natal voltaram com público, além da tradicional Decoração, Carreata e show de Marina Elali.

2023
FLMA 15 ANOS

Em 2023, a FLMA completou 15 anos de história, reafirmando seus propósitos com ainda mais entusiasmo. A temporada de “Além do Ar – Um Musical Inspirado em Santos Dumont” foi um grande sucesso em São Paulo. O Núcleo de Saúde chegou ao seu 1º ano de transformação em qualidade de vida na cidade. Os núcleos culturais conquistaram diversos palcos, com apresentações, concursos e prêmios, enquanto o Museu ganhou uma nova dimensão com mais cultura e arte, por meio dos automóveis clássicos. As celebrações do “Festival FLMA 15 Anos” marcaram a data com espetáculos, palestras, shows e muita emoção.

CONHEÇA NOSSA LIDERANÇA

Conselheiros_FLMA10

LIA MARIA AGUIAR

Presidente
Conselheiros_FLMA11

LUIZ GOSHIMA

Conselheiro e
Membro Honorário
Vanessa

VANESSA COSTA

Diretora

CONHEÇA A EQUIPE DA SEDE

Vanessa Costa
Vanessa CostaDiretora
Leia mais
Marcelo Leite
Marcelo LeiteSupervisor de Projeto Social
Leia mais
Giselle Brito
Giselle BritoOrganizadora de Eventos
Leia mais
Leonardo Faé
Leonardo FaéProdutor Cultural
Leia mais
Andressa Costa
Andressa CostaAnalista Financeira
Leia mais
Renata Eliseu
Renata EliseuAssistente Financeira
Leia mais
Pâmela Alves
Pâmela AlvesAnalista de Planejamento
Leia mais
Josimara Santos
Josimara SantosAnalista de Recursos Humanos
Leia mais
Alice Monte Sião
Alice Monte SiãoAssistente de Comunicação
Leia mais
Raphaelly Ramos
Raphaelly RamosAnalista Administrativa
Leia mais
Aline Monte Sião
Aline Monte SiãoAuxiliar Administrativa
Leia mais
Mariana Garcez
Mariana GarcezNutricionista
Leia mais
Bruna Oliveira
Bruna OliveiraSecretária
Leia mais
Jeferson Brito
Jeferson BritoMotorista
Leia mais
Lucinéia Lima
Lucinéia LimaAuxiliar de Limpeza
Leia mais
Mência de Lima
Mência de LimaCozinheira
Leia mais
Anterior
Próximo