O Quebra Nozes – 2013

O ballet de Tchaikovsky conta a história da menina Clara e seu boneco Quebra Nozes, um presente de Natal que ganha de seu tio. Repleto de magia, o enredo mistura suavidade, ritmo e muito encanto. A remontagem também proporcionou a participação dos bailarinos do Grupo de Dança da FLMA no espetáculo anual do estúdio Expressão e Movimento, que fez uma releitura de “O Quebra Nozes” no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão.

Dom Quixote – 2014

A clássica história de Miguel de Cervantes dá vida ao herói Dom Quixote, que viaja em busca de aventuras com seu fiel companheiro, Sancho Pança. A remontagem marcou a primeira vez que os alunos da FLMA dançaram um ballet completo e marcou uma nova fase do Núcleo de Dança. O espetáculo ainda promoveu um intercâmbio com a companhia de dança internacional Tulsa Ballet, de Oklahoma (EUA), através da participação dos bailarinos convidados Norton Fantinel e Karina Moreira.

A Bela Adormecida – 2015

A remontagem traz um ballet de repertório clássico tradicional. A história de “A Bela Adormecida”, de Charles Perrault, conta a história da princesa Aurora que, após ser amaldiçoada, dorme durante 100 anos até que o beijo de seu verdadeiro amor possa acordá-la. O espetáculo aconteceu no Auditório Claudio Santoro e contou com a participação de bailarinos convidados, que em harmonia com os alunos da FLMA fizeram uma belíssima apresentação.

Os Saltimbancos – 2016

“Saltimbancos” é um famoso conto dos Irmãos Grimm, que ganhou notoriedade no Brasil a partir da adaptação de Chico Buarque. O enredo retrata a história de quatro bichos, uma gata, uma galinha, um cachorro e um jumento, que fogem para a cidade para se tornarem músicos. A belíssima montagem infantil encerrou o ano de 2016 encantando o público no Auditório Claudio Santoro.

Coppélia – 2016

Coppélia é um espetáculo de ballet que conta a história da jovem Swanilda e seu noivo Franz. Um belo dia, o rapaz vê uma moça pela janela do Dr. Coppelius, um senhor que fabrica brinquedos, e se encanta por ela. Swanilda percebe a paixão de seu noivo por essa outra moça e, no decorrer dos atos, os personagens descobrem que, na verdade, ela é uma boneca. A partir daí, a narrativa se desenrola com toda a magia e amor deste clássico alemão do século XIX. A remontagem reduzida foi apresentada no Auditório Claudio Santoro.

Alice no País das Maravilhas – 2017

A montagem exclusiva contou a história de Lewis Carroll sobre a menina Alice, que cai em um buraco e vai parar no incrível País das Maravilhas. Em um espetáculo de ballet inovador, com tecnologia aliada à dança clássica na construção de cenas de interação entre o real e projeções, o Núcleo de Dança encantou a plateia presente no Auditório Claudio Santoro com momentos que, assim como a história, pareciam ser mágicos.

Maria Borralheira – 2018

A montagem infantil é uma readaptação do clássico “Cinderela”, que o Núcleo de Dança inovou com a junção do ballet clássico e das danças folclóricas. A história da menina órfã que, apesar de muitas contradições, não deixa de acreditar nos seus sonhos, embalou o público no Auditório Claudio Santoro e surpreendeu com o talento dos pequenos bailarinos.

O Lago dos Cisnes – 2018

Em uma remontagem reduzida do compositor russo Tchaikovsky, o Núcleo de Dança apresentou o clássico “O Lago dos Cisnes”. O dramático ballet, um dos mais marcantes do mundo, demonstrou o impecável trabalho do Núcleo e toda a técnica desenvolvida pelos alunos, que encantaram cerca de 2400 pessoas que passaram pelo Auditório Claudio Santoro durante os três dias de apresentação.

Baile dos Graduados – 2019

Na remontagem de ballet completo, “Baile dos Graduados” conta a história das estudantes de uma escola feminina que convidam cadetes-graduados para um baile, celebrando a formatura dos jovens. Acompanhados pelo general, os meninos comparecem ao baile e se animam quando percebem que o militar está a galantear a diretora da escola, dando margem para o início de um alvoroço contagiante e até mesmo um encontro às escondidas, entre um cadete e uma aluna. Toda ação aconteceu ao som das melodias do compositor austríaco Johann Strauss II, e conquistou o público presente no Auditório Claudio Santoro.

O Castelo Mágico – 2019

O espetáculo é baseado no programa educativo “Castelo Rá-Tim-Bum”, exibido pela Tv Cultura nos anos 90. A história conta sobre três crianças que descobrem um castelo onde mora Nino, um menino de 300 anos. A partir disso, eles vivem diversas aventuras e conhecem os outros personagens desse lugar mágico. A montagem infantil aconteceu no Auditório Claudio Santoro.

Presépio – 2020

“Presépio” é um ballet realizado para o “Natal dos Sonhos” de 2020. Gravado para o formato videoclipe, em função da pandemia, o Núcleo de Dança uniu toda a sensibilidade do ballet e desenvolveu, com seus talentosos bailarinos, um número delicado e significativo ao som de “Ave Maria” e “Joy to the World”. A gravação aconteceu no Auditório Claudio Santoro e foi disponibilizado ao público através das redes sociais e site da instituição.

O Quebra-Nozes – 2021

O Quebra-Nozes é um ballet de Tchaikovsky que se tornou, desde 1982, uma das mais clássicas obras de Natal. Além de contar com quatro exibições na Concha Acústica do Capivari, o espetáculo do Núcleo de Dança ganhou uma versão on-line. Para o novo formato, o ballet foi repensado e possui uma linguagem audiovisual própria, com diferentes tomadas de câmera e ângulos para compor uma obra adaptada para a web.

O Quebra-Nozes 2022

Inspirado em uma adaptação francesa do conto Nussknacker und Mauserkonig, “O Quebra-Nozes” é uma obra repleta de fantasia e romantismo que ganhou a composição de Tchaikovsky, encantado pelas colorações sinistras e fantásticas que envolvem a história. Em 2022, o espetáculo foi apresentado no palco do Parque Capivari e contou com a presença de milhares de pessoas.

We Will Rock You

“We Will Rock You” é espetáculo matinê baseado nas músicas de uma das bandas de rock mais conhecidas do mundo, Queen, que contou com coreografias de jazz e dança contemporânea. Este foi o primeiro número que teve participação de um coreógrafo convidado pelo núcleo, Jhean Allex.

Giselle – 2023

Giselle conta sobre uma jovem camponesa que sofre uma grande desilusão amorosa, morrendo de desgosto ao descobrir que seu amor era noivo de outra pessoa. Ela então se torna uma Willi, que são jovens que morreram de decepção antes do casamento e seus espíritos se vingam dos homens que adentram a floresta nas madrugadas. Será que Giselle lutará por seu amor? A história se desenrola explorando sentimentos de arrependimento e redenção, amor e perdão.

Igualdade – 2023

Igualdade trata-se de uma história de nove personagens que se entrelaçam em uma narrativa sobre respeito às diversidades e aceitação da própria realidade, em busca da igualdade. Por meio da música, do movimento e dos figurinos, o espetáculo autoral explorou as emoções de forma criativa através do jazz e da dança contemporânea, oferecendo uma experiência única e surpreendente aos espectadores.