O Quebra Nozes – 2013

O ballet de Tchaikovsky conta a história da menina Clara e seu boneco Quebra Nozes, um presente de Natal que ganha de seu tio. Repleto de magia, o enredo mistura suavidade, ritmo e muito encanto. A remontagem também proporcionou a participação dos bailarinos do Grupo de Dança da FLMA no espetáculo anual do estúdio Expressão e Movimento, que fez uma releitura de “O Quebra Nozes” no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão.

Dom Quixote – 2014

A clássica história de Miguel de Cervantes dá vida ao herói Dom Quixote, que viaja em busca de aventuras com seu fiel companheiro, Sancho Pança. A remontagem marcou a primeira vez que os alunos da FLMA dançaram um ballet completo e marcou uma nova fase do Núcleo de Dança. O espetáculo ainda promoveu um intercâmbio com a companhia de dança internacional Tulsa Ballet, de Oklahoma (EUA), através da participação dos bailarinos convidados Norton Fantinel e Karina Moreira.

A Bela Adormecida – 2015

A remontagem traz um ballet de repertório clássico tradicional. A história de “A Bela Adormecida”, de Charles Perrault, conta a história da princesa Aurora que, após ser amaldiçoada, dorme durante 100 anos até que o beijo de seu verdadeiro amor possa acordá-la. O espetáculo aconteceu no Auditório Claudio Santoro e contou com a participação de bailarinos convidados, que em harmonia com os alunos da FLMA fizeram uma belíssima apresentação.

Os Saltimbancos – 2016

“Saltimbancos” é um famoso conto dos Irmãos Grimm, que ganhou notoriedade no Brasil a partir da adaptação de Chico Buarque. O enredo retrata a história de quatro bichos, uma gata, uma galinha, um cachorro e um jumento, que fogem para a cidade para se tornarem músicos. A belíssima montagem infantil encerrou o ano de 2016 encantando o público no Auditório Claudio Santoro.

Coppélia – 2016

Coppélia é um espetáculo de ballet que conta a história da jovem Swanilda e seu noivo Franz. Um belo dia, o rapaz vê uma moça pela janela do Dr. Coppelius, um senhor que fabrica brinquedos, e se encanta por ela. Swanilda percebe a paixão de seu noivo por essa outra moça e, no decorrer dos atos, os personagens descobrem que, na verdade, ela é uma boneca. A partir daí, a narrativa se desenrola com toda a magia e amor deste clássico alemão do século XIX. A remontagem reduzida foi apresentada no Auditório Claudio Santoro.

Alice no País das Maravilhas – 2017

A montagem exclusiva contou a história de Lewis Carroll sobre a menina Alice, que cai em um buraco e vai parar no incrível País das Maravilhas. Em um espetáculo de ballet inovador, com tecnologia aliada à dança clássica na construção de cenas de interação entre o real e projeções, o Núcleo de Dança encantou a plateia presente no Auditório Claudio Santoro com momentos que, assim como a história, pareciam ser mágicos.

Maria Borralheira – 2018

A montagem infantil é uma readaptação do clássico “Cinderela”, que o Núcleo de Dança inovou com a junção do ballet clássico e das danças folclóricas. A história da menina órfã que, apesar de muitas contradições, não deixa de acreditar nos seus sonhos, embalou o público no Auditório Claudio Santoro e surpreendeu com o talento dos pequenos bailarinos.

O Lago dos Cisnes – 2018

Em uma remontagem reduzida do compositor russo Tchaikovsky, o Núcleo de Dança apresentou o clássico “O Lago dos Cisnes”. O dramático ballet, um dos mais marcantes do mundo, demonstrou o impecável trabalho do Núcleo e toda a técnica desenvolvida pelos alunos, que encantaram cerca de 2400 pessoas que passaram pelo Auditório Claudio Santoro durante os três dias de apresentação.

Baile dos Graduados – 2019

Na remontagem de ballet completo, “Baile dos Graduados” conta a história das estudantes de uma escola feminina que convidam cadetes-graduados para um baile, celebrando a formatura dos jovens. Acompanhados pelo general, os meninos comparecem ao baile e se animam quando percebem que o militar está a galantear a diretora da escola, dando margem para o início de um alvoroço contagiante e até mesmo um encontro às escondidas, entre um cadete e uma aluna. Toda ação aconteceu ao som das melodias do compositor austríaco Johann Strauss II, e conquistou o público presente no Auditório Claudio Santoro.

O Castelo Mágico – 2019

O espetáculo é baseado no programa educativo “Castelo Rá-Tim-Bum”, exibido pela Tv Cultura nos anos 90. A história conta sobre três crianças que descobrem um castelo onde mora Nino, um menino de 300 anos. A partir disso, eles vivem diversas aventuras e conhecem os outros personagens desse lugar mágico. A montagem infantil aconteceu no Auditório Claudio Santoro.

Presépio – 2020

“Presépio” é um ballet realizado para o “Natal dos Sonhos” de 2020. Gravado para o formato videoclipe, em função da pandemia, o Núcleo de Dança uniu toda a sensibilidade do ballet e desenvolveu, com seus talentosos bailarinos, um número delicado e significativo ao som de “Ave Maria” e “Joy to the World”. A gravação aconteceu no Auditório Claudio Santoro e foi disponibilizado ao público através das redes sociais e site da instituição.

O Quebra-Nozes – 2021

O Quebra-Nozes é um ballet de Tchaikovsky que se tornou, desde 1982, uma das mais clássicas obras de Natal. Além de contar com quatro exibições na Concha Acústica do Capivari, o espetáculo do Núcleo de Dança ganhou uma versão on-line. Para o novo formato, o ballet foi repensado e possui uma linguagem audiovisual própria, com diferentes tomadas de câmera e ângulos para compor uma obra adaptada para a web.