Transformando vidas através da música

Idealizado como Centro de Estudos Musicais Fundação Lia Maria Aguiar (CEMFLIMA), o Núcleo de Música carrega em sua essência o propósito de mostrar às crianças e jovens de Campos do Jordão que é possível avistar um mundo de oportunidades quando existe respaldo educativo e cultural.

A história do Núcleo de Música tem início em 2008, quando a Banda Marcial Octávio da Matta (BAMOM), um projeto já existente na cidade, chamou a atenção da empresária Lia Maria Aguiar. Com o intuito de transformar a dura realidade de uma região pobre do município, o projeto despertou o desejo de compartilhar essa jornada e, então, foi abraçado pela instituição, que o intitulou como Banda Marcial Fundação Lia Maria Aguiar (BAMFLIMA).

Desde o começo dessa parceria, a banda passou a ter total apoio da Fundação, com o acompanhamento de um professor de música, além de novos instrumentos e uniformes. Todas essas mudanças favoreceram a melhora no desempenho musical dos jovens atendidos e garantiu, desde cedo, a conquista de troféus em competições regionais em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o suporte necessário para o seu desenvolvimento, o grupo foi crescendo e, a partir de 2011, abriu as portas para crianças e adolescentes de toda a cidade. Era o começo de um sonho ainda maior, que se concretizou em outubro de 2012, com a inauguração do Centro de Educação Musical da Fundação Lia Maria Aguiar, o CEMFLIMA.

Inspirada na evolução dos músicos da BAMFLIMA, a Fundação expandiu o atendimento aos jovens jordanenses e criou um espaço especializado na formação de novos músicos com mais opções de cursos, o Centro de Estudos Musicais Lia Maria Aguiar, que oferecia infraestrutura para garantir aos alunos qualidade no estudo dos instrumentos de percussão, como bateria, bumbo e pratos; e de sopro, como saxofone, trompete e clarineta.

Em 2013, foram abertas turmas de violões, cordas clássicas (violino e violoncelo), musicalização infantil e outras opções de instrumentos de sopro e de percussão. E com apenas 11 semanas de aprendizado, os alunos de 2013 fizeram apresentações musicais na sede do CEMFLIMA, simbolizando oficialmente o sucesso desta fase do programa e outra apresentação aberta ao público, realizada na concha acústica da praça do Capivari, durante o Festival de Música da Fundação.

Em 2014, o projeto concretizou a formação de sete grupos artísticos estáveis: Camerata Clássica, Camerata de Violões, Banda de Percussão, Banda Musical de Marcha e Concerto, Color Dance, Corpo Coreográfico e Orquestra Jovem. Além de expandir o curso com a abertura de novas vagas. 

Mais tarde, entre os anos de 2015 e 2016, a Fundação Lia Maria Aguiar realizou uma reestruturação no curso, através de uma consultoria desempenhada por uma instituição de renome no mercado, que trabalhou desde a concepção da proposta ideológica até a implementação e acompanhamento dos resultados, capacitando também os profissionais da área pedagógica.

Com o novo molde do curso já em andamento, no ano de 2017 o Núcleo começou a colher os bons frutos dessa modificação. Tais conquistas geraram uma procura maior pelo trabalho prestado no ano de 2018. Essa nova etapa exigiu um compromisso maior dos alunos, que mostraram-se responsáveis frente aos novos desafios. Esse processo ajudou no desenvolvimento musical dos módulos avançados, gerando mais confiança e facilidade em compreender a leitura musical.

Os alunos dos níveis iniciantes também tiveram uma conquista marcante, com a criação da Banda Sinfônica Infantil, que deu a eles a oportunidade de se dedicarem aos estudos e repertórios compatíveis com suas idades, enriquecendo o aprendizado.

Indo além das perceptíveis melhorias na parte didática e no crescimento do número de alunos atendidos, que passou a contar com centenas de novos integrantes, a sede do projeto também foi ampliada, abrangendo quatro novas salas, sendo uma para Aula de Teoria, outra para Estudo Instrumental e duas para o Setor Administrativo.

Um projeto que une educação, cultura e cidadania

A atmosfera de acolhimento do Núcleo de Música contribui para a motivação e o desempenho dos jovens, que se dedicam ao aprendizado dos diversos instrumentos musicais e adquirem mais do que os conhecimentos técnicos, mas aprendem valores que os formam como cidadãos.

O ensino da música é capaz de desenvolver conhecimento, concentração, socialização, expressividade, postura física e comportamental, coordenação motora, percepção e matemática. Tais aspectos, são transmitidos por uma equipe eficaz de professores e colaboradores, que garantem a qualidade do ensino e acreditam na construção de um futuro melhor.

Esse preparo qualificado gerado pelo Núcleo, promove a profissionalização do aluno na área e dá suporte para o ingresso em orquestras, conservatórios e faculdades de música.

A melodia da evolução

Hoje, a evolução do Núcleo pode ser claramente percebida, por meio das apresentações e da postura dos pequenos músicos, que se dedicam fielmente aos ensinamentos transmitidos.

Os olhares marcados em cada instrumento demonstram a determinação de executar com excelência os comandos do Maestro. Assim, as notas musicais se formam e, em harmonia com as vozes, vão construindo as belas canções que encantam o público.

Além da graciosidade apresentada pelos alunos, é possível perceber a qualidade técnica que eles exibem nos palcos

O trabalho de educação musical que o programa sociocultural desenvolve com as crianças e jovens jordanenses é uma forma de contribuir para a construção de um futuro de qualidade para toda a população. E a certeza de que esse trabalho é realizado de forma impecável vem com o reconhecimento das vocações aprimoradas dentro do Núcleo de Música.