Talentos que despertam novas oportunidades

A cada apresentação, os alunos do Núcleo de Música têm a possibilidade de mostrar aos pais e apreciadores a evolução deles dentro do projeto da Fundação Lia Maria Aguiar. Desde 2008, o ótimo desempenho levou a participação da Orquestra Livre na Festa da Colônia Italiana de Quiririm e no Festival Nacional de Música e Literatura de Taubaté, em que os alunos apresentaram um belíssimo espetáculo de melodias.

Nesses anos de trajetória, a música também levou crianças e jovens para diversos festivais em outras localidades, como nas cidades mineiras de Caldas, Piranguçu e Maria da Fé, além de apresentações nas cidades vizinhas da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, como Taubaté e Santo Antônio do Pinhal.

Um dos destaques foi a edição de 2010 do Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas de Pereira Barreto, em São Paulo. Essa participação marcou a primeira vez em que os alunos tiveram a oportunidade de levar a música a uma grande distância, aprimorar e expandir a cultura musical por meio do intercâmbio artístico-cultural. Também vale ressaltar a participação no Festival Internacional de Coros da Cidade de Petrópolis – RJ, em 2018.

O Auditório Claudio Santoro também já foi palco de inúmeras apresentações dos jovens alunos da FLMA, como no II Encontro de Orquestras Educacionais promovido pelo Movimento de Orquestras no Interior do Estado de São Paulo (MOIESP), em que eles tiveram mais uma oportunidade de mostrar os talentos e trocar experiências com outros músicos. Todo o ensino do Núcleo de Música também proporciona um caminho mais promissor aos alunos, que leva a aprovações em universidades de música, como é o caso da aluna Ana Beatriz Silva, aprovada em Licenciatura em Música na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); da Cintia da Silva Fernandes e da Yasmin Ayre dos Reis, ambas estudantes de Licenciatura em Música na Faculdade Santa Cecilia (FASC – Pindamonhangaba); e do ex-aluno Luan Francisco dos Santos Gonçalves, ingresso na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Prêmios

Concurso internacional de bandas – World Association of Marching Show Bands (WAMSB) – 2022
Medalha de Prata

2º Etapa do Campeonato Estadual Cidade de Vila Isabel SP – 2009
2º Lugar Corpo Coreográfico 
3º Lugar Corpo Musical
Participação Baliza  

Concurso de Porto Real – RJ – 2009
3º Lugar Corpo Musical 

Concurso de Pereira Barreto SP – 2010
1º Lugar Baliza 

CONFABAN – São Sebastião – SP – 2010
3º Lugar Corpo Coreográfico

CONFABAN – São Sebastião – SP – 2011
2º Lugar Corpo Coreográfico
2º Lugar Baliza

Concurso de Caieiras – SP – 2011
1º Lugar Regente Mór
2º Lugar Baliza
2º Lugar Corpo Coreográfico
3º Lugar Corpo Musical

Concurso de Resende – RJ – 2011
3º Lugar Corpo Musical

Concurso de Taubaté – SP – 2012
1º Lugar Banda de Percussão
Participação Corpo Coreográfico

Concurso de Caieiras – SP – 2013
1º Lugar Corpo Coreográfico
2º Lugar Corpo Musical

Concurso de Resende – RJ – 2014 
3º Lugar Corpo Musical

Homenagens

Rotary Club de Campos do Jordão (2014)