“Além do Ar” encerra temporada com sessões lotadas em Campos do Jordão

Superprodução movimentou a cidade durante duas semanas e contou com a presença de convidados da classe artística e imprensa de São Paulo.

A Fundação Lia Maria Aguiar encerrou no último domingo, 1 de dezembro, a bem-sucedida primeira temporada de “Além do Ar – Um Musical inspirado em Santos Dumont”. A superprodução levou ao Auditório Claudio Santoro a história do pai da Aviação em uma homenagem recheada de emoção, originalidade e criatividade, aplaudida por moradores da região, turistas e artistas referenciais do teatro musical no país, entre eles Alessandra Maestrini, Ivan Parente e Osmar Silveira, o vice-presidente do Instituto Alberto Santos Dumont, Ricardo Magalhães, e representantes de 14 veículos da imprensa cultural e especializada de São Paulo, que puderam vivenciar uma experiência completa de imersão.

O musical movimentou Campos do Jordão com sete sessões lotadas, aproximando mais de 3.500 pessoas da vida heroica, poética e cheia de altos e baixos daquele que foi além do ar, e criou não apenas balões e aviões, mas também outras preciosidades como o relógio de pulso e o chuveiro de água quente, marcando época e fazendo história.

Realizado pelo Núcleo de Teatro da FLMA, coordenado por Viviane Santos, também uma das colaboradoras no texto inédito escrito por Fernanda Maia, o musical presta uma homenagem em grande estilo ao mineiro visionário, interpretado na peça por cinco atores: Cássio Scapin e André Torquato na fase mais madura e adulta, Raí Palma na fase jovem e Francisco Arruda e Davi Navarro se alternando na infância. O espetáculo contou ainda com a atriz convidada Mira Haar, no papel de cuidadora do inventor honrado. Outros nomes talentosos da cena teatral paulistana também fizeram parte do elenco, como Felipe Carvalhido, Pedro Arrais, Dante Paccola, Thiago Claro França e Giselle Tigre.

Em paralelo ao elenco adulto, destaca-se o grupo expressivo de 42 crianças e jovens alunos da Fundação que fizeram parte deste elenco e tiveram a oportunidade de colocar em prática o que vêm aprendendo no curso de formação Teatral. A grandiosidade do espetáculo se traduz também nos números, que tem mais de 150 pessoas envolvidas na produção coordenada por Leonardo Faé.

A trilha sonora, responsável por contar boa parte da história de forma lúdica e poética, apresenta 14 canções originais, criadas especialmente para o musical por Thiago Gimenes, responsável também pelos arranjos, a direção musical e a direção cênica junto de Keila Fuke, que se desdobra ainda na função de coreógrafa e diretora de movimento.

Já a parte estética conta com 250 figurinos criados pelo estilista renomado e premiado Fábio Namatame, com mais de 30 perucas desenvolvidas pelo projeto de visagismo assinado por Claudinei Hidalgo. A criativa e prática cenografia desenvolvida pelos irmãos Chris Aizner e Nilton Aizner encantou o público junto com os protótipos desenvolvidos especialmente para o espetáculo pelo engenheiro de pipas Ken Yamazato, responsáveis por momentos de deslumbre cênico.

‘Além do Ar –  Um Musical Inspirado em Santos Dumont’ encerra sua temporada de estreia como mais um sucesso das produções da Fundação Lia Maria Aguiar. A instituição já produziu outros grandes espetáculos, estreados em Campos do Jordão e consagrados em São Paulo, como ‘Uma Luz Cor de Luar’, que rendeu à Instituição a Medalha Arthur Azevedo no Prêmio Bibi Ferreira, por sua contribuição à Cultura e fomento na educação artística de crianças e jovens, e ‘A Princesinha’, inspirado no conto ‘A Little Princess’, vencedor do Prêmio Arte Qualidade na Categoria Melhor Espetáculo Musical Infantil Nacional 2013.