Sara Milca, aluna formada pelo Núcleo de Teatro FLMA, estreia no elenco de ‘Barnum – O Rei do Show’, em São Paulo

Jovem jordanense se prepara para seu primeiro grande musical fora da instituição, onde frequentou por oito anos e se formou nas mais diversas áreas artísticas.

Nascida e criada em Campos do Jordão, Sara Milca, de 20 anos, pode ser considerada um grande talento da região. Formada em Teatro Musical pelo núcleo sociocultural da Fundação Lia Maria Aguiar, foi nele que ela aprendeu muito do que sabe sobre canto, dança, interpretação e circo, um conjunto de habilidades que podem ser vistas no musical ‘Barnum – O Rei do Show’, que estreou na Broadway em 1980, inspirou um filme de sucesso em 2017, e ganha agora uma versão brasileira no palco do Teatro Opus, em São Paulo, estrelada por Murilo Rosa, Kiara Sasso e grande elenco.

Envolvida com o universo artístico desde criança, seu primeiro contato foi com a dança, praticando ballet e jazz aos sete anos, já o interesse pelo canto surgiu depois, por influência da mãe, que já despertava o timbre ‘soprano-belter’ de Sara ao cantar louvores da igreja em casa. Aos 13 anos, Sara teve a oportunidade de unir todas essas práticas e reforçar o aprendizado conquistando uma disputada vaga na Fundação, no Núcleo de Teatro, coordenado por Viviane Santos, onde frequentou por oito anos, sendo cinco deles como aluna e três como assistente de canto e circo, desfrutando de experiências que hoje compõem sua trajetória.

Bastante dedicada, a jovem contou com um ensino qualificado, ministrado por profissionais conhecidos do mercado de musicais de São Paulo, como Thiago Gimenes, Keila Fuke e Alessandra Dimitriou, que assinaram funções criativas em produções que a aproximaram do ambiente de bastidores e coxias, como na temporada paulistana de ‘Uma Luz Cor de Luar’, em 2016 – onde foi protagonista, dividindo o palco com nomes como Claudia Ohana, Simone Gutierrez e Rodrigo Miallaret -, bem como ‘Gran Circo Romanni’ e ‘Além do Ar – Um Musical Inspirado em Santos Dumont’, estrelado por nomes como Cássio Scapin e Mira Haar.

Multifacetada e buscando sempre por diferentes caminhos dentro da carreira, Sara também participou de realities musicais como o ‘Canta Comigo’, da TV Record, e o ‘Talentos’, da TV Cultura, onde foi semifinalista, e integrou o elenco do show circense ‘Abracadabra’, em São Paulo, apresentado pelo Reder Circus, onde pôde se conectar com a magia do picadeiro, considerada uma de suas maiores paixões, e que passa a ser ainda mais explorada em seu novo trabalho, como parte da trupe do musical ‘Barnum – O Rei do Show’, da Barho Produções.

Sempre fui apaixonada por circo, sempre achei um lugar mágico e sempre ia assistir o Circo Las Vegas, quando ele se apresentava na minha cidade. Lembro que uma tia foi assistir ao espetáculo ‘Quidam’, do Cirque du Soleil, e me emprestou o DVD do show, que assisti inúmeras vezes, por achar incrível todos os números, habilidades e possibilidades que um corpo é capaz de ter a partir do treino. Eu sou muito ‘CDF’ e acho que tudo se conquista através de um processo, então, ver aqueles artistas se apresentando me atraia demais, pois conseguia ver todo o esforço e empenho dedicado para estarem lá”, conta ela, inspirada.

Aprovada em duas etapas de audições de ‘Barnum’, Sara tirou de letra a adrenalina do processo mostrando por vídeo seu talento com o canto e com a lira circense, e driblou os desafios presenciais da dança, comandados pelo coreógrafo Alonso Barros e a diretora residente Vanessa Costa, que, além de muita velocidade, contavam com a prática de saltos, piruetas, espacates e tudo que exija um desempenho corporal diferenciado.

“Sei que muita gente diz que fazer audição é um processo difícil, mas eu realmente gosto. Depois da etapa presencial de dança veio o teste de canto, eu me conectei muito com a música, que era linda, amei a letra e os cromatismos que ela tinha. Lembro que durante os meus ensaios, eu chorava muito, ficava até difícil de cantar, então tive que controlar a emoção. Já no callback pude falar das minhas habilidades circenses, que são lira, tecido, trapézio e corda indiana, e fiz um número de contorção com dança”, relembra ela sobre os testes, que a levaram a realização de um sonho. 

“Poder trabalhar fazendo exatamente tudo o que eu amo é indescritível, me sinto muito honrada de poder fazer parte de tudo isso. O elenco é maravilhoso e espero aprender muita coisa com eles na temporada, tenho certeza de que a troca vai ser incrível e por este ser o meu primeiro grande musical, tem todo um carinho especial, ainda mais por juntar tudo que eu amo, que é o teatro musical e o circo. Espero que este seja o primeiro de muitos”, finaliza.