Apresentação leve e divertida do Ballet “Baile dos Graduados” destaca os talentos do Núcleo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar

O Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, recebeu nos dias 11, 12 e 13 de outubro a montagem do clássico espetáculo de Ballet “Baile dos Graduados”, do coreógrafo russo David Lichine. A apresentação integrou a programação de fim de ano da Fundação Lia Maria Aguiar, realizadora do evento, e contou com o talento das bailarinas e bailarinos do Núcleo de Dança, coordenado por Fabiana Nemeth, responsável também pela direção em conjunto com Raphael Panta e Flavia Cassiano, acompanhados na produção por Fabrício Fonseca e pelo Coletivo Proscênio.

Em cena, os alunos puderam colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do ano e levaram ao palco a atmosfera austríaca de 1840 com a obra criada especialmente para o Original Ballets Russes após 100 anos, falando de romantismo com leveza e bom humor. No enredo, as estudantes de uma escola feminina convidam cadetes-graduados para um baile celebrando a formatura dos jovens. Marcam presença no evento todas as meninas da instituição, entre elas personagens conhecidas como a Menina das Tranças e a Menina Romântica, e os garotos liderados por um general – que acaba por se envolver com a diretora da escola. A trilha é embalada pelas melodias de Johann Strauss II, compositor austríaco de música ligeira e famoso como o “rei da valsa”, somando mais de 500 composições na carreira.

“Foram três noites intensas e de muito aprendizado, pois houve aprimoramento técnico e artístico visível. Juntei diversas idades e experiências, e foi de forma positiva que ambas se ajudaram e cresceram através de um ballet leve e engraçado, e ao mesmo tempo difícil. Logicamente que a expectativa para nós, enquanto escola, é continuar formando alunos em profissionais e cidadãos de responsabilidade”,explica Fabiana Nemeth, coordenadora do Núcleo de Dança.

Criado com o propósito de levar arte por meio da dança para crianças e jovens de Campos do Jordão, o Núcleo de Dança da Fundação se fortalece a cada ano como uma das principais pontes de acesso à cultura para crianças e jovens, especialmente em uma cidade onde o acesso se faz mais limitado. A oportunidade do aprendizado cria novas expectativas quanto ao futuro, ao mesmo tempo em que transforma o presente por meio de todo o estímulo cultural.

“Com o passar do tempo, o projeto foi aperfeiçoando a qualidade técnica e o conteúdo oferecido, contribuindo para que os alunos também tivessem uma esplêndida formação profissional. Complementando o crescimento artístico, os alunos do Núcleo de Dança desenvolvem diversas habilidades, entre elas a disciplina, a fraternidade e a responsabilidade, tornando-se cidadãos plenos”, avalia Dona Lia Maria Aguiar.