Encontro da Cidadania 2019 Aborda Temas Importantes à Sociedade

Com a presença de Sidnei Oliveira, Deltan Dallagnol e Luiz Felipe Pondé, o ciclo de palestras agradou aos participantes que estiveram no Auditório Claudio Santoro no último sábado.

Corrupção, mudanças e desafios de cada geração foram alguns dos assuntos que vieram à tona durante o Encontro da Cidadania 2019, realizado pela Fundação Lia Maria Aguiar no último sábado, dia 11 de maio, em Campos do Jordão.

Público presente no Encontro da Cidadania 2019

Com o tema ‘Cicatrizes: Os Desafios de Amadurecer no século 21’, o mentor, escritor e especialista em gerações, Sidnei Oliveira, abriu o evento com uma palestra dinâmica, onde interagiu o tempo todo com a plateia.

Com bom humor, Sidnei falou sobre a ‘obesidade mental’ que o mundo tecnológico tem causado por conta do excesso de informações e de como isso anula a necessidade de pensar e de tomar decisões, destacando ainda a preocupação com essa realidade, especialmente para os jovens. “Que tipo de pessoas estamos criando? (…) É preciso amadurecer o jovem e prepará-lo para pensar, para saber buscar soluções”, indagou o especialista ao público presente.

Sidnei Oliveira apresentado a palestra ‘Cicatrizes: Os Desafios de Amadurecer no século 21

“Para amadurecer é preciso enfrentar as falhas. É necessário aprender com as conquistas e, também com as derrotas”, reflete o escritor que considera que as redes sociais tendem a criar uma realidade de fantasia. Pois, a maior parte das postagens são ilusórias, mostrando apenas situações positivas, algo que gera obstáculos aos mais novos ao lidarem com os momentos de dificuldade.

Em seguida, o jurista e procurador da República, Deltan Dallagnol, contou um pouco de sua trajetória na ‘Operação Lava Jato’, que já se encontra na 61ª fase. Em sua palestra, Dallagnol explicou a complexidade da operação que tem movimentado o cenário político nacional, ressaltando que existem dificuldades, porém com o trabalho e dedicação de toda equipe, a ação também apresenta pontos positivos que podem ser comprovados diante dos números, como os mais de R$ 13 bilhões recuperados aos cofres públicos.

Fazendo um paralelo com seu papel de pai, lembrou do conselho que deu ao filho, quando esse chorava por uma torre de brinquedos que desmoronou. “Cabe a cada um decidir como vai usar a frustração na sua vida, se lamentando pelo desmoronamento ou começando tudo de novo e seguindo em frente”.

Deltan Dallagnol falando sobre a Luta Contra Corrupção

Para o procurador da República, que foi aplaudido de pé pelo público, a democracia é a solução para um país imerso na corrupção, algo que somente será alcançado com a participação de todos. Mesmo que existam desafios, eles não devem dispensar o cidadão de fazer a sua parte.

Fechando o Encontro da Cidadania 2019, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé apresentou “Os desafios das mudanças”.

Além de destacar as dificuldades do ser humano em lidar com transformações, ele abordou as mudanças comportamentais da sociedade, enfatizando que nem todos estão preparados para lidar com elas.

Dentre os tópicos apresentados, Pondé falou sobre os pontos positivos e negativos observados a partir das transformações causadas pelas redes sociais, que conectam pessoas, mas, que por outro lado, tomam parte do tempo que poderia ser desfrutado com a família ou atividades de lazer.

Luiz Felipe Pondé em uma conversa sobre “Os desafios das mudanças”

“Quanto mais confuso estiver o mundo, mais fascinante estará aos filósofos”, afirmou o palestrante que abordou política, educação e tecnologia em seus momentos de reflexão.

Parte dos projetos socioculturais que a Fundação Lia Maria Aguiar oferece aos jordanenses ao longo do ano, o Encontro da Cidadania acontece desde 2009 e tem como objetivo trazer ao conhecimento da sociedade temas relevantes, que promovem a reflexão em busca de um futuro melhor.

“Realizar um evento que traz à tona assuntos importantes aos jordanenses e à sociedade em geral, também faz parte das preocupações da Fundação Lia Maria Aguiar. Esta é a oportunidade que cada cidadão tem de estar diante de especialistas nos diversos assuntos e ainda interagir com eles através de dúvidas e questionamentos”, ressalta o diretor da FLMA, Luiz Goshima.

Além do público geral, os alunos da Fundação também foram presenteados com mais uma edição do Papo Cabeça. Realizado na tarde de sexta-feira, dia 10 de maio, a palestra ficou por conta do médico, educador, palestrante, escritor e apresentador Dr. Jairo Bouer.

Dr. Jairo Bouer palestrando na 2ª edição do Papo Cabeça

Durante a palestra, Dr. Jairo abordou diversos temas escolhidos pelos próprios alunos, como bullying, sexualidade, álcool e drogas. Ele falou ainda sobre tecnologia, ansiedade e até mesmo sobre a depressão. No final, Bouer respondeu a cada uma das perguntas feitas pelos jovens, que puderam desfrutar de uma tarde repleta de conhecimento e informação.