Espetáculo “Além do Ar – Um Musical Sobre Santos Dumont” entra para listas de destaques do site Observatório do Teatro

Superprodução da Fundação Lia Maria Aguiar foi a única fora de São Paulo a ser mencionada entre os melhores no período de 2019.

Após uma curta temporada de sete sessões, todas de casa cheia no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, com direito à presença de moradores, turistas, artistas referenciais do teatro musical brasileiro e da imprensa cultural local, regional e de São Paulo, onde se concentram as grandes montagens do gênero no país, o espetáculo ‘Além do Ar – Um Musical Inspirado em Santos Dumont’ recebe os primeiros louros do feito. A nova superprodução da Fundação Lia Maria Aguiar foi reconhecida pelo portal especializado Observatório do Teatro como destaque em cinco categorias entre os espetáculos avaliados no segundo semestre de 2019 pelo jornalista e crítico Bruno Cavalcanti, representante do site.

A criatividade musical de Thiago Gimenes foi lembrada na categoria de melhor Direção Musical pelo seu trabalho coordenando toda a parte relacionada à trilha de “Além do Ar”. Gimenes compôs letra e música das 14 canções originais do musical, que ajudam a contar a história do homenageado Alberto Santos Dumont.

O trabalho cenográfico dos irmãos Chris e Nilton Aizner também foi lembrado pelo veículo. A produção teve todo um cuidado de trazer elementos que fizessem sentido para a forma como o texto é contado – evitando a tradicional linha biográfica e sem fazer uso de tecnologias ou cenários mirabolantes. Ao apostar na simplicidade e no minimalismo de tornar tudo possível diante dos olhos de quem embarca na história do aviador, os cenários 100% adaptáveis contam a história em todos os seus momentos de forma lúdica e prática.

Outro elemento da produção que não passou despercebido aos olhos críticos do jornalista foram os figurinos assinados pelo premiado Fábio Namatame e criados especialmente para o musical. Ao todo, o espetáculo contou com 250 vestimentas de época que ajudaram a criar um retrato da sociedade no início do século XX, entre eles ternos e vestidos para diversas ocasiões.

Entre o elenco, o Observatório destacou o trabalho de André Torquato e Giselle Tigre nas categorias Ator e Atriz. Ele foi um dos responsáveis por interpretar o protagonista Santos Dumont no início da vida adulta, dividindo o personagem com o experiente Cássio Scapin na fase madura, e com Raí Palma e Francisco Arruda enquanto criança e jovem.  Já ela, deu vida à irmã mais querida do inventor, Virgínia, com quem ele sustentou uma relação de cuidado e cumplicidade até seus últimos dias.

O reconhecimento das categorias técnicas e artísticas da produção, única eleita fora da cidade de São Paulo, é resultado do bom trabalho dos profissionais destacados e dos demais envolvidos como, o produtor Leonardo Faé, a autora Fernanda Maia, responsável pelo roteiro criativo com colaboração de Gimenes e Viviane Santos, o visagista Claudinei Hidalgo, responsável também pelas mais de 30 perucas, a coreógrafa e diretora de movimento Keila Fuke, a coreógrafa de sapateado Alessrandra Dimitriou, o engenheiro de Pipas Ken Yamazato, responsável pela criação dos balões e dirigíveis que compõem a cenografia, além dos trabalhos dos designers Rodrigo Alves (Salsicha) e Tocko Michelazzo, que assinam luz e som, respectivamente.