Aluna do Núcleo de Dança chega à semifinal de competição na Argentina

Julia Moraes representou o Ballet Jovem Fundação Lia Maria no Gran Premio America Latina, o GPAL, que aconteceu em Córdoba, na Argentina.

Entre os dias 26 de setembro e 02 de outubro, a aluna do Núcleo de Dança, Julia Moraes, representou a FLMA no Gran Premio America Latina (GPAL), evento que tem por objetivo incentivar jovens bailarinos a desenvolver seu talento e buscar excelência na técnica da dança, além de conquistar uma carreira profissional, por meio de oportunidades internacionais.

Em sua primeira participação em uma competição internacional, Julia pôde fazer apresentações de contemporâneo e variação de repertório. “Eu amei a experiência, nunca achei que ia conseguir e eu consegui passar pela semifinal. Essa experiência me ajudou a ver como é participar desses grandes festivais e também me mostrou que a gente não vai lá só dançar, a gente vai lá pra fazer aula, pra conhecer novos professores, pros professores conhecerem a gente. Então é muito legal, eu acho que vai me ajudar muito na minha experiência na dança.”, conta a aluna.

aluna Julia está ao centro da imagem, com figurino branco de ballet, ela está com as mãos na cintura e nas pontas dos pés. O fundo é azul e o chão é cinza claro.

Para a professora Flávia Cassiano, que acompanhou a jovem bailarina durante toda a viagem e competição, essa é uma vivência muito positiva. “É um evento muito bem organizado e de alto nível, onde o foco central é o desenvolvimento do aluno durante os eventos da semana toda (aulas, ensaios e apresentações). O professor tem a chance de conhecer o método de trabalho de outros mestres das grandes escolas de formação profissional de diversos países. Além disso, pude orientar a aluna durante todo o evento, para que a mesma participasse de forma ativa, colocando em prática as correções feitas pelos coaches do concurso e se comportando de maneira profissional, desde os quesitos técnicos até os emocionais.”, afirma.

Oportunidades como essa, complementam a formação dos alunos, mas segundo a coordenadora do Núcleo de Dança, Fabiana Nemeth, essa experiência representa ainda mais. “Você aprende muito e o aluno também consegue fazer um intercâmbio muito bacana, não só com os profissionais, mas também com outros competidores e até com brasileiros de outras cidades, então fica um aprendizado para vida, não só pra carreira dele como artista, mas também como pessoa.”, ressalta a coordenadora.

Proporcionar toda essa experiência faz parte dos pilares da Fundação Lia Maria Aguiar, que busca acolher as crianças e jovens, fornecendo todo o preparo para a construção de um futuro melhor.