Campos do Jordão recebe 2º encontro de Carros Antigos com mais de 50 veículos

Atração integra a programação de fim de ano da Fundação Lia Maria Aguiar, responsável pela construção do Museu-Escola que abrigará centenas de carros especiais em 2021.

O fim de semana prolongado, que começou com o feriado de 15 de novembro, agitou as principais ruas e praças de Campos do Jordão, entre elas a do Capivari, que recebeu mais de 50 automóveis de diversas partes do mundo, entre esportivos, clássicos e raros. Os modelos ali expostos, atualmente sob os cuidados da Fundação Lia Maria Aguiar, responsável pelo evento, pertenceram ao maior colecionador que o Brasil já teve, Og Pozzoli falecido em 2017 aos 87 anos e, que alimentou por décadas o sonho – prestes a se realizar – de ter todos os seus bens mais preciosos reunidos em único lugar.

A tenda principal, que recebeu mais de cinco mil pessoas, abrigava os modelos Hispano Suiza (1911), encontrado em uma oficina mecânica por Roberto Lee – um dos primeiros colecionadores do país – e reconstruído a mais de 50 anos, Fiat 15 Bis (1912), com uma carroceria do tipo ‘Jardineira’ usada para transportar um pequeno coletivo de passageiros, Chrysler Imperial L80 (1928), que transportou a Princesa Michiko do Japão e o Papa João Paulo II em uma viagem de Aparecida à São José dos Campos, Chrysler Imperial (1938), adquirido pelo governo do Estado de Minas Gerais para transportar o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, que chegou a desfilar no também exposto Lincoln Model K (1938), bem como o Papa. Tido como carro oficial, ele transportou ainda outras célebres autoridades como Charles Gaulle e Rainha Elizabeth II.

Durante três dias, 15, 16 e 17, os moradores e turistas de uma das mais charmosas cidades do Serra da Mantiqueira, que teve recorde de público na cidade, puderam conferir uma programação cultural e musical capaz de promover uma verdadeira viagem no tempo, e que atraiu olhares apaixonados e curiosos não só para as ‘obras de arte sobre quatro rodas’, mas também para os shows temáticos que embalaram a Concha Acústica e relembraram sucessos de nomes como Elvis Presley e ABBA, além da banda Serial Funkers, com conhecida passagem pelo reality SuperStar da Rede Globo.

A exposição, que reuniu uma pequena amostra do que se pode esperar do futuro Museu-Escola, com previsão de inauguração para 2021, pode ser considerada um sucesso na missão de seus realizadores, missão essa que vai além de entreter. De acordo com o diretor da Fundação Lia Maria Aguiar, Luiz Goshima, o evento colabora com a preservação e valorização da história automobilística. “Contribuir para o enriquecimento cultural da população também incentivou a Fundação a investir nesse projeto”, explica ele, referindo-se também às obras já iniciadas do novo projeto social, que não só promoverá o fortalecimento do turismo local, como também irá capacitar jovens na arte de restaurar veículos antigos. Assim como já acontece na Arte, com dança, música e teatro, a cidade contará com núcleos de aprendizado e ensino profissionalizante em diversas áreas e segmentos de atuação relacionados à cultura do automóvel, ampliando ainda a oportunidade de emprego na região.