Musical “A Princesinha” vence Prêmio Arte Qualidade na Categoria Melhor Espetáculo Musical Infantil Nacional 2013

Presidente da Fundação, Lia Maria Aguiar fala da emoção com reconhecimento através do Prêmio

A mega produção musical infantil ‘A Princesinha’, assinada pela Fundação Lia Maria Aguiar, foi a vencedora do Prêmio Arte Qualidade na categoria Melhor Espetáculo Musical Infantil Nacional 2013. A premiação é considerada uma das mais importantes e independentes do país, responsável por homenagear os grandes destaques do Teatro e da Televisão brasileira.
A cerimônia de gala da premiação aconteceu na quarta-feira, dia 27 de novembro, no Clube Sírio Libanês, em São Paulo.
Com votação pela internet, via site do evento, 14 categorias premiaram os melhores artistas e espetáculos do teatro com temporada em São Paulo, escolhidos por uma comissão técnica especializada.
Para a presidente da Fundação, Sra. Lia Maria Aguiar, a emoção é imensa em receber a premiação: “É com orgulho e emoção que recebemos essa premiação e dedicamos a todos os envolvidos. Ela vem ao encontro do carinho e amor que  dedicamos a essas crianças e jovens, numa tentativa de transformar vidas e criar oportunidades por meio da arte, do estimulo à educação e do ensino diário da cidadania. Nossas crianças e jovens mostraram que são capazes. Esse é um grande estímulo para continuarmos nosso caminho,” comemorou Sra. Lia.
Representando a Fundação Lia Maria Aguiar, estiveram presentes na cerimônia o produtor do espetáculo Leonardo Faé, e os renomados diretores  Keila Fuke e Thiago Gimenes. Para os três, a premiação endossa o reconhecimento ao talento e esforço dedicados ao projeto: “A Fundação realiza um trabalho primoroso com seus alunos, que mostraram talento, comprometimento e profissionalismo no Musical A Princesinha. Receber essa importante premiação é motivo de muito orgulho para toda a equipe da Fundação,” comentaram emocionados.
A adaptação do Musical A Princesinha, feita por Rafael de Castro, foi sucesso de público nas duas temporadas. A primeira, realizada no Natal dos Sonhos de 2012, em Campos do Jordão, teve como atores convidados a atriz e cantora Tânia Mara no papel de Maya, o ator Rafael Almeida como Ram Dass, Julio Rocha como Capitão Crewe, Fafy Siqueira como Senhorita Amélia e Mara Carvalho como Senhorita Minchin.  Na segunda temporada, realizada em São Paulo, vencedora do Prêmio Arte Qualidade Brasil, o elenco sob Direção de Thiago Gimenes e Keila Fuke, teve as participações dos atores Juan Alba como Capitão Crewe, Leonardo Miggiorin como Ram Dass, Cris Ferri como Senhorita Amélia, Mara Carvalho como Senhorita Minchin, Kiara Sasso como Maya e Maria Tereza Prezotto e Juliana Ferreira como   Sara Crewe, A Princesinha
Além dos atores convidados, um elenco com 32 atores e bailarinos entre 8 e 21 anos, alunos do Núcleo de Teatro Musical da Fundação Lia Maria Aguiar, que recebem gratuitamente por meio dos projetos sociais da Fundação, aulas de canto, teatro, jazz musical e sapateado.
Uma equipe de 70 profissionais esteve envolvida na área técnica da produção de A Princesinha, além de camareiras e maquinistas que garantiram a singular qualidade dos efeitos especiais do espetáculo.
A Fundação Lia Maria Aguiar
Fundada em 2008 pela empresária Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, a fundação busca promover a inclusão socioeconômica, educacional e cultural da população carente da região, além de estimular ações de proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico, entre outros projetos de incentivo à cidadania.
É uma instituição independente, sem fins lucrativos e sem vínculos com qualquer organização pública ou privada.
O Grupo de Teatro Musical atende hoje a 90 crianças e jovens, com idades entre 8 e 21 anos. Com o objetivo de formar crianças e jovens a partir de atividades de cunho artístico, o grupo possibilita a descoberta dos potenciais, limites e linguagem de cada um. Dessa forma, os alunos saem preparados para superar desafios com autonomia, senso crítico, autoestima e comprometimento, valores que fortalecem o conceito de sociedade sustentável.

A Princesinha:

Realização – Fundação Lia Maria Aguiar.
Direção – Thiago Gimenes e Keila Fuke
Produção – Leonardo Faé.
Adaptação da Obra de Frances Hodgson Burnett: Rafael de Castro.
Adaptação e texto – Rafael de Castro.
Música e Letra – Thiago Gimenes.
Supervisão Artística – Hudson Glauber.
Diretora Cênica e Coreógrafa – Keila Fuke.
Diretor Cênico e Musical – Thiago Gimenes.
Preparação de Atores – Ana Paula Montanaro.
Coreografias de Sapateado – Eduardo Martinz.
Produção Geral – Leonardo Faé.
Cenografia – Duda Arruk.
Figurinos – Carol Lobato.
Iluminação – Paulo Cesar Medeiros.
Visagismo – Anderson Bueno.
Sound Design – Tocko Michelazzo.
Assessoria de Imprensa – Clozel Comunicação.