Ações de combate e controle da pandemia em Campos do Jordão
Em 2019, a Fundação Lia Maria Aguiar firmou uma parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), que visa o desenvolvimento do plano operativo e de gestão do Núcleo de Saúde.
A partir desse acordo, foi possível que o Núcleo agisse efetivamente em prol da saúde da população jordanense em 2020, especialmente quando a chegada da pandemia do novo Coronavírus transformou a realidade de todos e fragilizou a saúde de muitas pessoas.
Sendo assim, com um trabalho de suporte à Secretaria de Saúde do Município de Campos do Jordão no combate ao novo Coronavírus, a Fundação, através da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, disponibilizou para exames laboratoriais RT-PCR, um dos métodos mais eficazes para o diagnóstico da Covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e ANVISA.
Realizados entre maio e novembro, em sete pontos de Estratégia Saúde da Família (ESF), os exames foram feitos em dias específicos, sob prescrição médica, em pacientes que apresentaram os principais sintomas da doença. Após a coleta, os resultados eram obtidos em até 48 horas e a equipe de saúde informava o paciente sobre o diagnóstico. Em caso positivo, ele era prontamente encaminhado para o tratamento adequado, evitando expor outras pessoas ao risco de contaminação. Ao todo, a ação ajudou a diagnosticar mais de 800 casos positivos para o SARS-CoV-2, que possibilitou o acesso ao tratamento correto e imediato, com maiores chances de cura a esses pacientes.
Com essa realização mais estratégica dos exames, foi possível identificar os pacientes infectados e reduzir a velocidade de transmissão do vírus na cidade. Esse trabalho de parceria com o IRSSL e Prefeitura Municipal, também permitiu que a Fundação ocupasse um lugar significativo na linha de frente do combate à pandemia no país, amparando especialmente cerca de 51 mil habitantes da cidade de Campos do Jordão.