Com infraestrutura completa criada especialmente para o curso de férias, crianças e jovens terão a oportunidade de conhecer e estudar mais a linguagem audiovisual e o universo da TV.
Embora em período de férias, o Núcleo de Teatro da Fundação Lia Maria Aguiar segue proporcionando novas formas de aprendizado com ações que acrescentem conhecimento e despertem novos olhares para a arte. Pensando nisso, entre os dias 26 e 30 de julho, alguns alunos terão a chance de mergulhar no universo audiovisual com o workshop intensivo “Nos Encontros de Interpretação TV”, da Escola de Atores Wolf Maya.
Ministrado por Hudson Glauber, diretor artístico da Escola, formado por ela e pela Academia Internacional de Cinema e Ator, o curso, com duração de 20h divididas entre os cinco dias, visa trabalhar o ‘acting’ do ator, responsável por transparecer emoção e verdade na atuação, um resultado que pode ser obtido através de técnicas destinadas à TV, Cinema ou Internet e baseadas no estudo do texto, subtexto e composição do personagem.
Para a formação da turma, composta por 30 alunos com idade entre 9 e 21 anos, a coordenadora do Núcleo, Viviane Santos, em conjunto com os demais professores, fizeram uma ampla análise que favorecesse aqueles que são envolvidos na maior quantidade de módulos possível, porém priorizando os mais velhos, considerando que os mais jovens poderão experienciar este workshop em oportunidades futuras.
“Nós admiramos muito a Escola de Atores do Wolf Maya, já tivemos a chance de conhecer o espaço, e temos, inclusive, professores na Fundação que trabalham lá. O próprio Hudson, ministrante do curso, já esteve com a gente como supervisor do espetáculo ‘A Princesinha’ e no primeiro ‘Uma Luz Cor de Luar’, então conhecemos e confiamos bastante no trabalho, certos de que essa parceria será de muito sucesso, pois eles têm algo bem diferente a oferecer, e a arte é feita de parcerias, ela cresce quando esses encontros acontecem”, diz Viviane.
Contato com o audiovisual
Em meio a diversas experiências de palco, através dos eventos e projetos realizados pela Fundação, algumas alunas já puderam ser vistas também em realities musicais, a exemplo de Maria Tereza Prezoto, que em 2017 integrou o time de Ivete Sangalo no ‘The Voice Kids’, da Rede Globo; a aluna formada Sara Milca, que em 2019 levantou 80 jurados – de 100 – no programa ‘Canta Comigo’, da Record TV, e em 2020 esteve entre as semifinalistas do Programa ‘Talentos’, da TV Cultura; e mais recentemente Larissa Kayane, que participou do ‘Revelações Brasil’, da TV Aparecida.
Considerando a pluralidade artística já demonstrada por muitas crianças e jovens, a Fundação segue investindo e acreditando no potencial de cada uma, buscando oferecer, além do ensino, ferramentas diferenciadas para que o aprendizado se torne também uma verdadeira experiência interativa. Dessa forma, a sede do Núcleo de Teatro contará, durante todo o período do curso de férias, com a infraestrutura completa de um estúdio de televisão, incluindo câmeras, ilha de edição e tudo mais que possa transformar este primeiro contato com a TV, teórico e prático, em algo proveitoso e preparatório.