Fundação Lia Maria Aguiar apresenta especial natalino com clipes de dança, música e teatro

Vídeos temáticos concluem o ano de 2020 e são o resultado do trabalho realizado pelos núcleos socioculturais em ano de ensino on-line.

Com a impossibilidade de realizar eventos culturais para a conclusão do ano letivo, os três Núcleos Socioculturais da Fundação Lia Maria Aguiar buscaram maneiras de não deixar passar em branco o esforço de um ano inteiro. Com a suspensão das aulas presenciais, em função da pandemia da Covid-19, coordenadores, professores e alunos descobriram como se adaptar ao ‘novo normal’ para que o valioso processo de ensino e aprendizado não fosse prejudicado.

Movidos pela arte, através da dança, da música e do teatro, cada grupo produziu um clipe motivacional, capaz não só de explorar a habilidade dos alunos envolvidos, mas também capaz de transmitir uma mensagem encorajadora e esperançosa para o ano que se aproxima. Mentes criativas se uniram para que o resultado do exercício de ‘olhar para dentro’ alcançasse o maior número de corações ‘lá fora’, seja do outro lado da tela, da linha ou da janela.

O Núcleo de Teatro foi o responsável pela realização do vídeo ‘O Abraço’, em referência ao nome da música com letra e composição de Thiago Gimenes, que se inspirou no texto de tom saudoso escrito pela coordenadora Viviane Santos. A dupla se uniu à Keila Fuke, responsável pelas coreografias, para criar um roteiro estrelado por 44 talentos, entre alunos e professores-assistentes do curso, e que pudesse emocionar nos mínimos detalhes. Outras disciplinas, como o sapateado, da professora Alessandra Dimitriou, e as referências da arte circense, também foram lembradas.

“A história contada no vídeo surgiu depois que já tínhamos a música composta e o meu texto. Nós queríamos muito falar deste ano que vivemos, mas de uma maneira positiva, sem negar o que foi ruim ou difícil e falando do que aprendemos e descobrimos. A ideia era trazer esperança dentro da realidade experienciada por cada um, de ficar em casa e sentir privado de muitas coisas”, explicou Viviane, que, acreditando na sobrevivência da arte e na sobrevida que ela oferece, não abriu mão de realizar esta importante ‘finalização do trabalho’, tendo o cuidado de selecionar o maior número de alunos possível para a ação, e prezando todas as medidas de segurança durante as gravações.

Para Gimenes, “Tanto a música, quanto as imagens, abordam a impossibilidade de se estar junto, de não poder abraçar, ter que dar oi de longe. A música fala desse tempo em que estamos precisando olhar para dentro e entender o momento vivido como um teste, do próprio tempo para nós mesmos. Quando as aulas voltaram nós falávamos muito sobre a dificuldade dessa limitação e o resultado do vídeo acho que foi justamente esse, falar dessa saudade que a gente sente, da vontade de estar próximo. Foi lindo ver a junção das artes e essa reinvenção”, explicou.

Já o Núcleo de Dança, coordenado por Fabiana Nemeth, apresentou em clipe o número de Ballet e Dança Contemporânea ‘Presépio Vivo’, com coreografia assinada por ela e Flavia Cassiano, e com a colaboração de Raphael Panta e Ana Claudia Winther. Estrelado por oito alunas do grupo Intermediário e Avançado, e com a participação especial do bebê Gael Cristofer de Oliveira, a seleção das bailarinas se deu por critério de maior experiência e por apresentarem uma maior carga horária na escola.

“Quis fazer algo diferente, que fosse tocante para esse ano especial. Pensei em um presépio, pois, segundo pesquisas, até hoje não houve nenhuma montagem, pelo menos conhecida, de um presépio totalmente dançado, e escolhi para ele duas músicas, ‘Ave Maria’, para mostrar a força dessa mulher incrível, e ‘Joy to the World’, com espírito mais alegre e natalino. Optei por usar um bebê de verdade e só a presença dele já fez todo o clima do ambiente mudar, afinal, quem pode ficar triste com a presença de uma criança sorridente?

Uma criança nascida durante a pandemia e que sequer sabe o que está acontecendo! O Gael nos trouxe alegria, e com certeza esperança, e foi isso que quis passar nesse ano tão atípico. Que as pessoas possam, pelo menos, enquanto assistem às imagens, sentir essa doçura e leveza. Foi um ano de desafios e adaptações, mas conseguimos, com esse vídeo, fechar com chave de ouro. Estou muito feliz com o resultado que tivemos com todos os alunos, e mais feliz em dizer que não tivemos nenhum caso de contágio dentro da escola. Missão cumprida!”, celebrou Fabiana.

A trinca de Núcleos se completa com o de Música, que contou com 26 alunos e sete professores, acompanhados de seus instrumentos musicais, na execução de ‘Noite Feliz’, clássica canção natalina, que, de acordo com o coordenador Paulo Charão, apresenta certa conexão entre os dias de hoje e o tempo em que ela foi escrita e composta pelos austríacos Joseph Mohr e Franz Gruber, em 1818, quando as Guerras Napoleônicas trouxeram caos e fome para Salzburgo.

“A música ‘Noite Feliz’ é quase onipresente no Natal, figura desde 2011 na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Sua escolha foi pensada para representar os sentimentos de esperança de todos nós, do Núcleo de Música. Neste período onde os sintomas de incertezas, ansiedades e depressões tem aumentado, o fazer musical tem sido uma das melhores ferramentas para nossos alunos e familiares. Por isto, acreditamos que, através desta manifestação musical, poderemos levar aos lares um pouco mais de esperança”, explicou Charão.

A ação especial de vídeos natalinos se completa com o institucional da Fundação, que destaca parte das mudanças vividas e sentidas nos últimos meses, onde velhos sonhos e hábitos se atualizam e a tradicional carta para o Papai Noel chega através das telas, e não mais do papel. Como um avanço no tempo, o vídeo convida a todos a avançarem também, sem perderem suas conexões e olhando juntos em direção a um horizonte novo e esperançoso, coroado pelos sorrisos e votos de boas festas de alunos, funcionários e da Sra. Lia Maria Aguiar.