Fundação Lia Maria Aguiar realiza palestra on-line e gratuita dedicada ao Dia das Mães

Ação exibida pelo Instagram terá participação da Monja Coen e da jornalista Maria Cândida, abordando temas sobre maternidade, espiritualidade e comunicação familiar em tempos de pandemia.

As dificuldades e limitações geradas pela Covid-19 têm apresentado às mães novas descobertas e reflexões, onde a cada dia elas encontram formas de equilibrar seus sentimentos e conciliar a vida pessoal com o trabalho e a família. Pensando nisso, a Fundação Lia Maria Aguiar realiza nesta segunda, 10, às 19h, uma nova edição do “Encontro da Cidadania” dedicado ao Dia das Mães, aberto ao público e gratuito, com a presença virtual da Monja Coen e da comunicadora Maria Cândida.

Propondo uma conversa enriquecedora, capaz de informar, esclarecer, tranquilizar e entreter, as convidadas, que em suas redes sociais reúnem números expressivos de seguidores interessados em partilhar de seus pensamentos, refletirão sobre a maternidade e a missão especial, sem manual, que vem atrelada a ela, destinada a ensinar e transformar todos os dias, tornando essa uma experiência única e contínua.

O público, que estará conectado através do Instagram oficial da instituição, será presenteado com um diálogo construtivo e motivacional, através de palavras de amor e acalento, que podem encorajar e ajudar a amenizar os impactos sentidos pelo atual momento enfrentado, onde a espiritualidade e a comunicação se tornam bases ainda mais sólidas para o bom relacionamento familiar.

Conheça as palestrantes:

Monja Coen Rōshi: Monja zen budista brasileira e Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede em São Paulo e destinada a disseminar os ensinamentos, ordenar monges e monjas e servir à comunidade através de palestras, liturgias e bênçãos de sabedoria. Antes de se tornar monja, estudou direito e trabalhou como jornalista.

Monja Coen com as mãos unidas no centro da imagem.

Criada no Cristianismo, ela começou a estudar a tradição Budista em 1983, quando integrou o Zen Center of Los Angeles, tendo se convertido no mesmo ano ao Budismo no Convento Zen Budista de Nagoia, no Japão. Estudou também nos templos de Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.
Entre os pontos altos de sua jornada no Brasil está a liderança das atividades do Templo Bushinji, o cargo de Presidenta da Federação das Seitas Budistas do Brasil, que, pela primeira vez em 50 anos de História do Budismo no Brasil, teve uma monja de origem não-japonesa ocupando a posição, e criou sua própria comunidade Zendo Brasil, reconhecida em 2008 como Templo e recebendo o nome de Tenzuizenji – nesta ocasião se tornou Abadessa.

Suas atividades como missionária incluem a Orientação de algumas Comunidades zen budistas no Brasil, retiros, palestras, além das Caminhadas Zen em parques e a participação em eventos e encontros pelo mundo de cunho educacional e inter-religioso, Seminários, e tudo que preze pela não-violência, a cultura de paz e a cura da Terra e dos seres.

Maria Cândida: Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sua trajetória profissional inclui um início como modelo, passagens pelas principais emissoras do Brasil, e experiências internacionais como a CNN, em Atlanta, e a Bloomberg, em Nova York. Ao longo de 25 anos de carreira, esteve à frente de grandes reportagens, telejornais e programas de variedades, além da apresentação de grandes eventos como Oscar, Grammy, Grammy Latino e transmissões da Fórmula Mundial.

Maria Cândida com mãos dobrada sobre o queixo, usando blusa branca e cabelo solto.

Sempre ligada à área de comportamento e entretenimento, dentre tantos trabalhos destaca o comando do programa “12 Mulheres”, exibido pela Record TV, por onde conheceu vários países e reuniu histórias inspiradoras, sendo 50 delas eternizadas no livro “Mulheres que Brilham”, lançado em 2011.

Conectada também ao universo feminino, atualmente é referência para falar sobre empoderamento e realidades da Mulher 40+ e 50+, abordando temas como Envelhecer Positivo, Reinvenção de Carreira, Menopausa, Beleza e Maternidade. Atualmente realiza palestras pelo SEBRAE e apresenta o quadro ‘Ageless’, no Bem Estar, pela TV Globo, além de atuar como creator e influencer em suas redes sociais, onde se mostra com todas as suas nuances e inspira mulheres, assim como ela, reais.

Consideradas duas grandes referências femininas, a conversa especial ao Dia das Mães marca a primeira edição do “Encontro da Cidadania” em 2021, evento que acontece há mais de 10 anos e recebe renomados pensadores, comunicadores e profissionais de diferentes áreas, como Saúde, Educação, Cultura e Esporte, para abordar temas variados com a população de Campos do Jordão, onde está localizada a instituição. Realizado de forma on-line desde 2020 em função da pandemia, o evento, que recebeu em novo formato os professores Leandro Karnal e Mario Sérgio Cortella, mantém seu propósito de agregar conhecimento, ressignificar valores e promover o despertar de um novo olhar.