Projeto foi idealizado em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e oferecerá consultas, exames e hemodiálise
Foi inaugurado no sábado (14/05) o Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar. O projeto é uma iniciativa pioneira da Fundação em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) e iniciou as atividades nesta segunda-feira (16), oferecendo serviços gratuitos de saúde em Campos do Jordão.
A realização marca a história da cidade, trazendo um ambulatório de especialidades que visa complementar os serviços oferecidos no município. Divididos em fases, os atendimentos lançarão um olhar ainda mais atencioso à população local, ampliando o leque de cuidados e proporcionando saúde integral de qualidade.
Há 14 anos atuando com arte, cultura, educação e diversas ações sociais, a partir de agora, a FLMA também irá contribuir para melhorar a qualidade de vida da população local. “Desde que iniciamos a Fundação, este é um dos maiores sonhos que eu realizo, pois saúde é a coisa mais importante na nossa vida. É uma alegria muito grande poder oferecer atendimento médico e ajudar tantas famílias,” celebra Sra. Lia Maria Aguiar, fundadora e presidente da instituição.
Atendimento inicial priorizará alunos e familiares
Neste primeiro momento, o Núcleo atenderá os alunos da FLMA, seus familiares e colaboradores e oferecerá diálise para todos os pacientes do município que precisam desse tratamento.
A gestão médico-assistencial, assim como financeira e administrativa, será realizada pelo IRSSL, em um modelo inovador de gestão no segmento de saúde com a união de duas grandes instituições. “Esta parceria representa um marco na história do nosso Instituto e, principalmente, a oportunidade de levar toda a experiência Sírio-Libanês em serviços de saúde que serão oferecidos para a população de Campos do Jordão. É a materialização de nosso propósito de compartilhar a excelência na saúde pública com relevância social”, afirma Carolina Lastra, Diretora Executiva do IRSSL.
De acordo com Luiz da Silva Goshima, Diretor da FLMA, o desenvolvimento desse projeto representa um momento importante para a instituição, que marca a história do município. “Para a Fundação, implementar esse grande projeto significa alcançar cada vez mais pessoas e, efetivamente, contribuir para a melhoria de vida delas. Teremos fases de atendimentos que irão contemplar mais pessoas ao longo do tempo, uma responsabilidade que assumimos com muita seriedade e respeito.” Afirma Luiz.
Diferentes especialidades médicas serão oferecidas no Núcleo de Saúde, como ambulatório de Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia, além de Cardiologia, Pneumologia, Endocrinologia e Gastroenterologia. A primeira fase conta, ainda, com Práticas Integrativas, como ioga e meditação. Também serão oferecidos exames laboratoriais, exames de imagem, como Raio X, Ultrassom e Ecografia, serviços de reabilitação física e Hemodiálise, tratamento que até o momento não existia em Campos do Jordão.
“Essa parceria trará para o município e para o país, um exemplo a ser seguido no futuro. A população de Campos terá um atendimento de excelência em saúde.”. Reforça Dr. Adolfo Martin da Silva, Diretor Técnico Adjunto do IRSSL.
A partir do segundo semestre, o Núcleo de Saúde também irá oferecer atendimento à demanda externa, com vagas destinadas para a população geral da cidade, que serão encaminhadas por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campos do Jordão.
Diálise para a população de Campos do Jordão
A Fundação Lia Maria Aguiar preparou uma infraestrutura completa em seu Núcleo de Saúde para levar o tratamento de diálise a todos os pacientes do município, que atualmente precisam ir até outras cidades para serem atendidos, cessando o deslocamento e trazendo mais bem-estar e qualidade de vida a essas pessoas.
“Sou paciente de diálise e sei o quão difícil é conviver com essa rotina. Acreditamos que o fornecimento do serviço de hemodiálise para Campos do Jordão será de extrema importância para que nossos atendidos recebam conforto e tenham mais qualidade de vida durante esse processo”, ressalta Sr. Luiz Harunari Goshima, membro honorário e do conselho curador da Fundação Lia Maria Aguiar.